Um dia pela região da Franciacorta.


A Franciacorta, ou pequena França, é uma região da Lombardia na Itália que ainda não é muito famosa por aqui, mas é conhecida por produzir o “Champagne Italiano”, e elaborar os melhores espumantes do mundo fora da região da Champagne.

Por ser um dos poucos espumantes a produzir utilizando o método "champagnhoase" (método de produção do champagne), é um dos únicos a receber o selo DOCG, “Denominação de Origem Controlada”, que define a qualidade da bebida e o controle da forma de produção.

Além de vinhedos, a região da Franciacorta também é conhecida por sua gastronomia e belas paisagens rodeadas por lagos.

Para tirar o melhor proveito da região, a melhor opção é ficar em "agriturismo", hospedagem que podem variar de bem simples ou luxuosas, mas são sempre produtores locais que recebem hospedes em uma espécie de bed and breakfast.

Nós indicamos o agriturismo "Le Quattro Terre" onde fomos muito bem recebidos. Além de acomodações maravilhosas de preços variados e uma cozinha premiada, a Mormoraia possui um vinhedo que produz um dos famosos espumantes com selo DOCG da Franciacorta.

Apesar de ter um café da manha super especial com vista para o vinhedo, vale a pena tirar um dia para mudar os ares e tomar café na Chrissy Café. Lugarzinho moderno mas bem típico, administrado pela as simpáticas Helena e Mara, mãe e filha que, apesar de jovens e modernas, oferecem lanchinhos, bolinhos e pães feitos como uma verdadeira nona Italiana.

Uma vez na Franciacorta o que não pode faltar é uma visita a uma verdadeira vincula produtora de espumante produzido pelo método champanhase.

As opções são inúmeras e garanto que todas valerão a experiência. Depois de pesquisar entre várias vinícolas, acabamos optando pela Contadi Castaldi, que já até conhecíamos o espumante e em relação a tradição e qualidade era a melhor avaliada. O passeio foi ótimo e optamos pela visita com tour, aula e degustação. Os preços variavam entre 5 a 20 euros dependendo da quantidade de taças.

Para finalizar um dia mais que especial, jantamos em um lugar altamente premiado, recomendado e com um preço muito justo. O “Dispensa Pani e Vini”, é uma espécie de adega com delicatessen, onde optamos pelo menu degustação harmonizado, que possuía 4 pratos e uma sobremesa com duas opções para cada prato.

Podíamos optar pela opção não harmonizada, onde tiraríamos os vinhos direto da prateleira, com ajudo do someliê.

Com um lounge ao redor da cozinha/ delicatessen o lugar também é perfeito para beliscar, acompanhado de uma boa bebida.

Poderíamos ficar horas falando sobre a Francicorta e seus encantos, são inúmeras opções e lugares lindos para serem visitados, mas escolhemos a dedo lugares que achamos realmente especiais e mostram a essência da região.

E você, já conhecia a Franciacorta? Se sim, nos conte como descobriu e compartilhe suas experiencias conosco!

#Italia #espumante #proceco #vinho #champagne #DOCG #DOC #Franciacorta #agriturismo #vinícola

36 visualizações0 comentário