O legado e a trajetória de Guillermo Ribas


O entrevistado da vez é Guillermo Ribas, o carioca é um dos gênios da Ribas Foto e Vídeo, empresa consagrada no mercado fotográfico há mais de 60 anos. Dono de um olhar único quando se trata de registrar momentos especiais, se formou em administração pela PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) com a intenção de cuidar dos negócios da família, mas o amor pela fotografia logo se instalou, e pra ficar.

Já na terceira geração, a empresa conta com 5 Ribas (Eduardo, Jorge, Floria, Larissa e Guillermo) e reúne o toque do fotojornalismo junto à sensibilidade do olhar de cada um. Prezando por uma constante modernização e adaptação ao mercado, carregam o lema sobre cada trabalho ser melhor que o último. Estando sempre um passo à frente, misturam tradição e talento de forma específica, traduzindo o legado dos Ribas para o mundo da fotografia.

E que legado! A história começou com o velho Ribão, em 1953, fotografando famílias no Rio e se consolidando como fotógrafo exclusivo das Embaixadas. De geração em geração, a Ribas preza por um serviço personalizado e de qualidade, se adaptando e identificando o objetivo de cada cliente com muita discrição, leveza e espontaneidade. Atualmente, apesar do foco maior em casamentos, eles ainda oferecem eventos como aniversários, bodas, batizado, bar mitzvah e ensaios fotográficos no geral.

Ao longo da trajetória, a Ribas Foto e Vídeo colecionou alguns prêmios nacionais e internacionais pelo alto nível do evento que entregam, como o Zankyou International Wedding Awards 2019 na categoria Fotografia e o prêmio Top Of Quality International 2019 pela excelência em gestão e qualidade em serviços e produtos na pesquisa de opinião pública. Além de atuais, estão sempre pesquisando sobre tendências e alertas ao modismo.

Aos 33 anos, e completando 15 anos no mundo da fotografia, Guillermo se define como alguém com um olhar sensível e um extenso repertório. Por influência e ajuda do pai, Eduardo, começou a aprender a fotografar aos 18, e o fato de gostar de relações interpessoais e contato social facilitou sua experiência com os eventos. Apesar de influência do pai, o amor de Guillermo pela fotografia foi natural e instantâneo.

Eduardo e Guillermo Ribas.

Conhecendo um pouquinho mais sobre o Guillermo e a Ribas Foto e Vídeo:

- Você acredita que a fotografia te mudou como pessoa?

Guillermo: Eu comecei em 2004, passei dois anos aprendendo sobre iluminação, gostei, e comecei a trabalhar com meu pai e tio, infelizmente não tive a oportunidade de trabalhar com o meu avô, mas carrego boas lembranças. Mais pra frente, depois de já inserido no meio da fotografia e dos casamentos, comecei a entender a grandiosidade em viver um momento assim, feliz, único, de muitos sorrisos, e registrar esses momentos é um grande presente. A relação com os clientes, pessoas em geral, enriquecem e acrescentam, acredito que essa seja a melhor parte nisso tudo.

- A Ribas Foto e Video é uma empresa familiar, tradicional no meio de casamentos, e da fotografia em si, 66 anos de estrada e muito repertório criado, conte um pouco sobre a trajetória e o criador disso tudo, seu avô, Ribão.

Guillermo: Em 1953, meu avô começou fotografando famílias tradicionais no Rio e por falar mais de 3 idiomas, se destacou sendo convidado a se tornar o fotógrafo oficial das Embaixadas, caindo nas graças da alta sociedade carioca. Depois de consolidar a empresa no mercado, o talento herdado pelos filhos Eduardo, Jorge e Floria deu continuidade ao projeto da família, que hoje, também conta comigo e a Larissa.

- Ainda sobre a empresa e o relacionamento com o cliente, sabemos que vocês são notados como uma empresa que entrega um serviço personalizado e de qualidade, qual a sua opinião e contribuição sobre isso?

Guillermo: Oferecemos eventos personalizados do início ao fim do trabalho, desde o primeiro contato essencial para o desenvolvimento do projeto, à pós produção, quando tratamos das entregas das fotos. Como uma empresa antiga no mercado, apesar de estarmos sempre nos atualizando, prezamos pela fidelização dos nossos clientes, ou seja, uma relação agradável é com certeza um grande diferencial dos nossos serviços.

- Você entrou no mercado da fotografia em 2004, até agora provavelmente trabalhou em diversos estilos de fotografia, como é ser um fotógrafo de casamentos?

Guillermo: Comecei trabalhando e aprendendo sobre iluminação durante dois anos, antes de começar a fotografar. Assim que entrei na Ribas tive meu primeiro contato com casamentos, e desde então, se tornou uma grande paixão. O contato com os clientes, a relação que criamos com a família dos noivos, com os noivos, e alguns momentos mais íntimos que podemos registrar e viver ali com eles, além da troca que recebemos ao final do evento quando o cliente aprova o trabalho, são uma das melhores partes de ser um fotógrafo de casamentos.

- Qual a sua história com o fotojornalismo? O estilo escolhido pela Ribas Foto e Vídeo para fotografar ou como traduzem, capturar momentos únicos.

Guillermo: Meu avô foi o precursor do fotojornalismo para eventos no Rio. Já era um apaixonado por fotografia, e depois de fugir da guerra civil espanhola, ao chegar aqui no Brasil, pelo fato de falar mais de um idioma, começou a se inserir nos eventos na Embaixada. Em seguida, ganhou alguns clientes importantes que permitiram que ele começasse a fotografar outros grandes eventos. Nessa época, o fotojornalismo não era utilizado em eventos sociais, o que predominava eram fotos posadas, estáticas, o que fez com que ele se destacasse mais e mais, por entregar um trabalho sensível e espontâneo.

- Sabemos que vocês (Ribas) possuem uma certa especialidade ou um carinho maior com casamentos. Você começou a trabalhar na área por influência da família (empresa)? Se sim, já se viu trabalhando, ou trabalhou com outros estilos?

Guillermo: Sim, comecei a trabalhar com casamentos assim que entrei na Ribas, por já ser um diferencial da empresa. Acredito que esse carinho relacionado a casamentos se define a partir das experiências profissionais e pessoais que eles proporcionam. Trabalhei e trabalho com outros estilos de fotografia, como corridas, moda teatro e shows.

- Sobre as relações interestaduais e internacionais, pretendem ampliar o mercado da Ribas Foto e Vídeo para outros lugares?

Guillermo: A intenção é investir mais na ampliação do mercado para outros estados e países, e conquistar um espacinho em cada canto mostrando um pouco do nosso trabalho, fazendo jus ao legado da Ribas.

- Pra finalizar, e com certeza agregar, se puder contar seu momento preferido como fotógrafo…

Guillermo: A melhor parte pra mim com certeza é saber que as pessoas guardam o meu trabalho com um carinho imenso, isso não tem preço. Ter o privilégio de poder eternizar momentos únicos, emocionando a eles e principalmente a mim, é a maior motivação. Fazer um trabalho e saber da importância dele, e como as pessoas valorizam é maravilhoso.

Gostou da entrevista? A partir de agora traremos conteúdo de qualidade e muitas dicas para o seu evento, acompanhe a gente por aqui e descubra muito mais.

Então vem com a Unique e o Gui Ribas!

#produçãodeeventos #eventos #Boutiquedeeventos #fotografia #familiaribas #agenciaunique #producao #guiribas

66 visualizações0 comentário