Beacons: O que são e como otimizam seu evento


Imagine um cenário onde você pode fazer com que cada participante do seu evento possa se sentir único, recebendo indicações e materiais adequados ao seu perfil e interesses, assim como notificações que o colocam em contato direto com potenciais parceiros de negócios. O resultado? Maior engajamento nos eventos. Isso é possível com a tecnologia dos beacons, incorporada a uma plataforma de eventos oferecida a todos os organizadores e participantes, em um app.

O termo surgiu, inicialmente, com o lançamento da tecnologia iBeacon pela Apple em 2013. O nome “Beacon” é dado a um aparelho transmissor que identifica e localiza dispositivos próximos via Bluetooth — ideal para ambientes fechados, podendo localizar smartphones com precisão maior que um sistema de GPS, por exemplo.

O iBeacon é um software que permite que esses transmissores alertem um site ou um app sempre que um dispositivo se aproximar da sua localização. Assim, essa tecnologia se torna uma excelente aliada para eventos graças à sua capacidade de enviar notificações personalizadas para os participantes que estiverem próximos a um Beacon.

Os beacons oferecem inúmeras possibilidades de estabelecer uma comunicação rápida e engajadora com participantes de eventos de todos os portes. Confira alguns dos possíveis usos dos beacons para ampliar o engajamento nos eventos:

1 – Acabar com as filas no check-in

Com o apps instalados no smartphone, customizado para cada evento, os beacons identificam a presença do participante e o check-in é realizado automaticamente assim que ele chega ao local. Beacons instalados em totens com impressoras agilizam ainda mais esse cadastramento, imprimindo os crachás assim que o participante se aproxima.

2 – Orientar os participantes e analisar o movimento

Além de mostrar o caminho correto para que um participante chegue a uma determinada sala ou stand, o uso de beacons também permite avisar que uma sessão de seu interesse está prestes a começar numa sala próxima de onde ele está localizado. Durante o evento, dados coletados em tempo real pelos beacons informam as áreas que concentram maior movimento e, ao final, relatórios sobre o movimento dos participantes e como foi o seu engajamento nos eventos.

3 – Enviar conteúdo em tempo real

Com a integração dos beacons no app, a organização pode localizar cada participante da sessão e enviar em tempo real a apresentação e materiais complementares, de acordo com o seu perfil, em slides, PDFs e vídeo. Com isso, os participantes não esperam dias pela chegada de um e-mail com os materiais.

4 – Ampliar o networking

A tecnologia dos beacons permite identificar participantes com interesses e perfis semelhantes, incentivando um primeiro contato com notificações enviadas pelo app, e também sugerir expositores que melhor se encaixam nos seus interesses.

5 – Atrair participantes para um stand

Em eventos com a presença de diversos expositores, capturar a atenção dos participantes não é uma tarefa fácil. Com os beacons, o expositor consegue identificar quando um potencial cliente está próximo e enviar notificações push o convidando a visitar o stand.

6 - Anúncios

Quando as pessoas recebem informações diretamente em seus smartphones, elas estão sujeitas a ofertas. Os Beacons podem exercer papel fundamental nessa estratégia ao ser utilizado para anunciar produtos ou serviços disponíveis no evento, baseado na localização do participante. Além disso, também é interessante para patrocinadores do evento promoverem ações de marketing e branding.

Além disso, temos os benefícios extras, os beacons também nos ajudam na vida pessoal das seguintes maneiras:

7 – Uso pessoal

Quantas vezes você já esqueceu em qual lugar da sua casa você deixou suas chaves? Pois esse problema acabou! Com um iBeacon preso a suas chaves é possível localizá-las facilmente. O aplicativo mostra a distância em que o iBeacon está do seu celular.

8 – Pessoas com deficiência:

Utilizando-se de Beacons estrategicamente espalhados é possível orientar uma pessoa a se locomover indicando a direção correta. Diversas são as soluções indoor que podem ser proporcionadas com a utilização de uma rede de beacons estrategicamente posicionados.

Espero que tenham gostado do conteúdo e que ele possa otimizar o cronograma do seu evento. Até a próxima e vem com a Unique!


5 visualizações0 comentário