Estratégias simples para alavancar seu evento


Que o mercado de eventos é altamente competitivo todo mundo sabe. O que muita gente desconhece é que existem inúmeras estratégias que podem contribuir diretamente para o sucesso desse tipo de negócio.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre duas fórmulas que podem alavancar o seu evento. Se você chegou até aqui, provavelmente já ouviu falar sobre a estratégia do buzz marketing ou o caminho do trade marketing, e se não, vamos resumir um pouquinho aqui pra você que busca mais interatividade e ativação da sua marca.

Buzz Marketing

Traduzindo ao pé da letra, a palavra "Buzz" pode ter o significado de "burburinho" e pode ser classificada como algo que cria algum tipo de estímulo. É, de certa forma, criar engajamento. No caso dos circos de antigamente, eles realizavam apresentações e truques nas ruas para que as pessoas falassem entre si que os artistas estavam na cidade e o quão impressionante eram as suas habilidades.

Essa, nada mais é, do que uma estratégia de Buzz Marketing. Ou seja, um conjunto de técnicas que visa incentivar as pessoas a falarem sobre sua marca, produto ou serviço, com a possibilidade até de gerar engajamento.

Agora, você deve estar pensando que essa estratégia é simplesmente uma evolução da famosa propaganda "boca a boca" ou dos virais que costumamos ver por aí. Parece muito, mas não é. O principal objetivo dessas outras técnicas é espalhar ao máximo um conteúdo até chegar a um enorme número de pessoas.

Já o Buzz Marketing não objetiva somente atingir um número grande de público. Essa estratégia é utilizada para fazer com que as pessoas, além de saber da existência de um determinado assunto, ainda conversem sobre ele.

Como ele pode ajudar seu evento?

O segredo está em desenvolver ações que façam com que as pessoas comentem e compartilhem informações que tenham relação com o seu negócio. A internet é uma ótima aliada nessa missão. Divulgue acontecimentos engraçados das edições anteriores, curiosidades, atrações surpresas para fazer um suspense, histórias inspiradoras, resultados surpreendentes, enfim: o que a sua imaginação permitir.

Esse conjunto de ações, colocadas em prática com profissionalismo e objetivos bem definidos, tem tudo para contribuir para a geração de comentários sobre o seu evento e compartilhamento de informações.

Para fazer isso de forma assertiva, não se esqueça de ter uma equipe especializada como sua maior parceira. Além de contribuir para a produção de conteúdo para o seu evento, por exemplo, pode ser o segredo para o sucesso do seu Buzz Marketing.

Trade Marketing

Em resumo, o Trade Marketing é uma estratégia B2B (de empresa para empresa) que é colocada em prática nos canais de distribuição de um produto ou serviço. Ou seja, é o caminho que o fabricante encontra para promover um contato entre o consumidor e sua marca, tomando como ponto de partida o local onde o público encontra o produto.

Quer um exemplo simples para entender melhor essa estratégia? Degustação. Certamente você já foi em algum supermercado e se deparou com uma promotora em um stand, oferecendo uma amostra de um produto.

O fato é que se você gostar do sabor ou de alguma outra característica, a possibilidade de optar pela marca ali mesmo, naquela hora, é bem maior. Ganha com isso a marca, o supermercado e o consumidor que vai levar para casa um produto que ele já conheceu e aprovou.

Para entender como o Trade Marketing pode ajudar na conquista dos seus objetivos, é bom ter em mente que o seu evento é um canal perfeito de distribuição de produtos e até de serviços. Ou seja, você é a solução para inúmeras empresas que têm como objetivo apresentar a marca, interagir com o público, distribuir amostras grátis e promover futuras parcerias.

Como colocar isso em prática no seu evento?

Planeje-se - Antes de mais nada, é ideal que você faça um planejamento bem detalhado. É importante que você conheça o cenário atual do mercado em que você atua, estude a concorrência para entender o que eles andam fazendo, avalie o comportamento do seu consumidor, entenda quais tipo de produtos e serviços eles têm buscado e estabeleça bem suas metas e objetivos.

Alinhe seus objetivos com as necessidades das marcas. O ideal é manter um bom relacionamento com os representantes das marcas que podem ser divulgadas em seu evento. Assim você conhece seus produtos, suas metas e seus valores e opta por aqueles que melhor se encaixam com o perfil, costumes e exigências do seu público.

Use o conhecimento da sua equipe a favor de todos, para que o resultado seja satisfatório para ambos os lados, é ideal que as equipes trabalhem em conjunto. Reúna aqueles funcionários que tem um relacionamento mais próximo com seus consumidores e peça ideias, dicas e sugestões que podem beneficiar a todos.

É de extrema importância que você monitore seus resultados, avalie como seu público reage perante cada ação realizada. Fique de olho nos números e nos feedbacks, assim, você será capaz de identificar erros e acertos realizados durante o processo.

Sem dúvidas tanto o Buzz Marketing, quanto o Trade Marketing são importantes e eficazes estratégias para que os eventos se mantenham nesse mercado cada vez mais concorrido. O poder de alcance e influência dessas duas táticas de marketing podem fazer a diferença na batalha para conquistar a atenção do seu público alvo.


10 visualizações0 comentário