Com a chegada da páscoa: aproveite seu tempo da melhor maneira!


Reprodução: Google

A páscoa chegou! E apesar de ser um momento em que estávamos acostumados à viajar, celebrar entre família e amigos, esse ano só poderemos ficar com o “descansar” e “celebrar virtualmente”. A Páscoa neste ano não será igual às outras. A Páscoa este ano será em casa, mas isso não significa que não será especial e afetiva. Além de juntar a família para um almoço gostoso (mesmo que por videoconferência!) a data merece um carinho e um cuidado especial.

Esse é um momento de refletir, para alguns de meditar (fica a dica), de se autoconhecer, de tomar consciência de nossos próprios defeitos e vícios, de cuidarmos mesmo de longe de quem amamos e ajudarmos uns aos outros. Devemos despertar o melhor que há dentro de nós.

Agora, qual é o significado de tudo isso? A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e quer dizer: passar além ou passagem e é uma festa comemorada pelos Judeus e Católicos da Igreja Romana e Ortodoxa, mas de formas diferentes. Para os judeus, a Páscoa é a comemoração da libertação dos judeus que eram escravos no Egito. Lembram-se da passagem da Bíblia que conta como Moisés libertou os escravos atravessando o Mar Vermelho?

Essa fuga do Egito conhecemos como Êxodo e a Páscoa está relacionada à comemoração desse momento, ou seja, da passagem pelo Mar e o retorno para sua terra. Ainda dentro da concepção judaica, a Páscoa também é a comemoração da vida do povo em liberdade, da formação da nação judaica e o advento dos Dez Mandamentos. As comemorações duram 7 dias e neste período, é proibido que se coma alimentos ou bebidas fermentadas. Agora, por que relacionamos a páscoa aos famosos e queridos “ovos de páscoa”?

O ovo e o coelho vêm das culturas pagãs do Mediterrâneo. Como assim? Os povos desta região tinham uma festa pagã para se comemorar a chegada da primavera, um período em que o sol nascia e trazia a fertilidade para as novas plantações. Para comemorar, eles pintavam ovos e davam de presente entre si. Os ovos de chocolate vieram substituir os ovos pintados.

Cultuavam a deusa Ostera, deusa da primavera e da fertilidade. A figura desta deusa era representada por uma mulher que observava um coelho saltitante com ovos nas mãos. Quer dizer, símbolos que representam a fertilidade: ovo, coelho e a mulher. Chamavam esse período e essa festa de Páscoa (do inglês Easter que vem da deusa Ostera), ou seja, um período de renascimento das plantações e de fertilidade da terra. Voltando a nossa realidade atual, porque não aproveitar o momento em família (virtual), aprender mais sobre você e sua empresa, e adquirir conhecimento?

Por muito tempo esperamos encontrar inspiração criativa em viagens, passeios a museus, reunião com os amigos e jantares. Com muitas dessas atividades suspensas devido à disseminação do COVID-19, aqui estão algumas maneiras podermos permanecer unidos, inspirados e motivados, em nossa próprias casas:

Navegue pelas redes...

Navegue pelo Instagram e Pinterest e estude seu próprio trabalho passado. O Instagram tem sido uma fonte de inspiração para produtores e designers de eventos, e muitos foram recentemente ao site de compartilhamento de fotos para postar distrações visuais e retrocessos em eventos antigos. Estudar e organizar seus próprios eventos passados ​​também pode ser produtivo e inspirador.

Assista à filmes!

Para muitos profissionais e criativos de eventos no momento, políticas de distanciamento social e pedidos governamentais de "ficar em casa" têm níveis de inspiração um pouco baixos. Aposte em filmes de boa qualidade, confiáveis ​​e divertidos. De eventos temáticos e galas a casamentos, gêneros como comédia romântica, suspense e fantasia, entre outros, esses filmes oferecem várias ideias de design de eventos para manter os criativos pensando fora da caixa para quando (sim, quando!) os eventos estiverem de volta.

Nossa indicação:

- De repente 30 (2004)

Além de ser uma lição de como salvar um evento que não é tão animado quanto o previsto, o evento Girls Night Out organizado em parceria entre a fictícia revista Poise do filme e a Bloomingdale's oferece inspiração em iluminação colorida, displays de grandes dimensões (identifique as esculturas de perfume e anel de diamante em segundo plano) e o que não deixar seu DJ tocar.

- A primeira segunda-feira de maio (2016)

Centrado em torno do Met Gala, um evento importante que não precisa de apresentação, este documentário segue a editora-chefe da Vogue Anna Wintour e o presidente do Met Gala, Andrew Bolton, para um olhar mais atento sobre o assunto da moda.

- A grande aposta (2015)

Com um elenco de Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt, este filme - que é uma releitura dramática da recessão americana em 2008 - é adequado para planejadores de eventos financeiros, com uma conferência financeira de nota especial no filme.

- O Grande Gabtsy (2013)

Ao planejar um evento inspirado na década de 1920, este filme é um acéfalo para a inspiração, com dançarinos vestidos de penas, balões grandes de inspiração bolha nos espaços interno / externo, jogos de cassino e abundância de champanhe.

- Loucos Ricos Asiáticos (2018)

Com um design grandioso centrado na natureza (pense em plantas na altura dos ombros e em um corredor com linhas florais), a cena do casamento deste filme possui muita inspiração para núpcias exageradas.

Alcance sua leitura!

Você quer se destacar nesse mercado que não para de crescer? Estude. Leia muito. Atualize-se sempre. Inclua os livros de eventos entre os seus aliados para o sucesso. As prateleiras estão cheias de boas opções!

Além de se debruçar nos livros de eventos, o profissional da área deve, também, desenvolver habilidades que de fato o colocarão em posição de destaque. Entre essas habilidades essenciais, estão o relacionamento interpessoal, negociação, persuasão.

Nossa indicação:

- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
Esse é um guia clássico sobre como melhorar a sua capacidade de relacionamento interpessoal. Não é por acaso que, após mais de setenta anos da sua primeira edição e mais de 50 milhões de exemplares vendidos, o livro continua inovador e destaca-se como uma das principais referências do mundo sobre o assunto.

- Event design handbook – Roel Frissen / Ruud Janssen / Dennis Luijer

Depois de ler esse livro você nunca mais vai encarar eventos como antes. Event Design é um manual visual que explica tudo sobre (o novíssimo termo, diga-se de passagem) design de eventos. Se você nunca ouviu falar nesse conceito e ficou curioso, vou te dar um spoiler, o design de eventos é uma técnica que utiliza métodos do design thinking e do design de serviços para proporcionar experiências inesquecíveis no evento, no livro você encontra o significado desses 2 termos!

- Intentional Event Design

Conhecer o participante do evento, ou seja, encontrar a persona que você deseja alcançar, é a primeira tarefa a ser executada por um bom organizador de eventos. Afinal, é para o público que o evento será executado e, por isso, é tarefa do profissional planejar as experiências que serão vivenciadas no local do evento.

Curta alguns jogos!

- Palavras Conectadas

Disponível para Android e iOS, Palavras Conectadas oferece desafios que envolvem raciocínio e melhora do vocabulário. Nele, você pode treinar o seu português em diferentes mini-games como palavras cruzadas ou adivinhação de palavras. Quem gosta de desafios com tempo pode jogar com o cronômetro ativado, além de também ser possível jogar sem limite de tempo, optando por uma experiência mais relaxante.

- Discord

É um chat de voz, texto e vídeo em tempo real projetado para gamers. Nele, é possível criar canais para disputa entre amigos, formar times, encontrar parceiros e participar de comunidades de jogos.

- Rave – Vídeo com amigos

Um aplicativo para conectar os amigos com mensagens de texto e voz. É possível também enviar arquivos para Dropbox e Google Drive e sincronizar celulares para que todos possam acompanhar juntos os vídeos e séries em serviços de streaming.

Faça um evento online!

Por último mas não menos importante, faça uma reunião virtual entre familiares e amigos! A internet nos aproxima o tempo todo, mas só quando perdemos o contato físico é que percebemos o quanto faz falta. Utilize as milhares de plataformas de vídeo distribuídas, inclusive apps como o “House Party” (Disponível para Android E IOS), ou o youtube, whatsapp, facetune, Skype, entre outras, e crie sua festa virtual! Agora é só escolher o tema e organizar tudo entre os convidados.

Aliás, alguns aí estão esperando para ganhar aquele ovo de páscoa, né? E apesar do brasileiro ter o hábito de comprar ovos e chocolates na Páscoa em lojas físicas. Este ano, a jornada deve mudar e, para manter o distanciamento social, porque não aproveitar a compra online? Fica a #dica e #sepuderfiquememcasa

Vem com a Unique! E feliz páscoa!

#producaodeveventosrj #Boutiquedeeventos #boutiquedeeventos #Eventos #agenciaboutique #quarentena #quarenteners #eradigital #fiqueemcasa

33 visualizações0 comentário