Com a chegada da páscoa: aproveite seu tempo da melhor maneira!

Reprodução: Google
A páscoa chegou! E apesar de ser um momento em que estávamos acostumados à viajar, celebrar entre família e amigos, esse ano só poderemos ficar com o “descansar” e “celebrar virtualmente”. A Páscoa neste ano não será igual às outras. A Páscoa este ano será em casa, mas isso não significa que não será especial e afetiva. Além de juntar a família para um almoço gostoso (mesmo que por videoconferência!) a data merece um carinho e um cuidado especial.
Esse é um momento de refletir, para alguns de meditar (fica a dica), de se autoconhecer, de tomar consciência de nossos próprios defeitos e vícios, de cuidarmos mesmo de longe de quem amamos e ajudarmos uns aos outros. Devemos despertar o melhor que há dentro de nós.
Agora, qual é o significado de tudo isso? A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e quer dizer: passar além ou passagem e é uma festa comemorada pelos Judeus e Católicos da Igreja Romana e Ortodoxa, mas de formas diferentes. Para os judeus, a Páscoa é a comemoração da libertação dos judeus que eram escravos no Egito. Lembram-se da passagem da Bíblia que conta como Moisés libertou os escravos atravessando o Mar Vermelho?
Essa fuga do Egito conhecemos como Êxodo e a Páscoa está relacionada à comemoração desse momento, ou seja, da passagem pelo Mar e o retorno para sua terra. Ainda dentro da concepção judaica, a Páscoa também é a comemoração da vida do povo em liberdade, da formação da nação judaica e o advento dos Dez Mandamentos. As comemorações duram 7 dias e neste período, é proibido que se coma alimentos ou bebidas fermentadas. Agora, por que relacionamos a páscoa aos famosos e queridos “ovos de páscoa”?
O ovo e o coelho vêm das culturas pagãs do Mediterrâneo. Como assim? Os povos desta região tinham uma festa pagã para se comemorar a chegada da primavera, um período em que o sol nascia e trazia a fertilidade para as novas plantações. Para comemorar, eles pintavam ovos e davam de presente entre si. Os ovos de chocolate vieram substituir os ovos pintados.
Cultuavam a deusa Ostera, deusa da primavera e da fertilidade. A figura desta deusa era representada por uma mulher que observava um coelho saltitante com ovos nas mãos. Quer dizer, símbolos que representam a fertilidade: ovo, coelho e a mulher. Chamavam esse período e essa festa de Páscoa (do inglês Easter que vem da deusa Ostera), ou seja, um período de renascimento das plantações e de fertilidade da terra. Voltando a nossa realidade atual, porque não aproveitar o momento em família (virtual), aprender mais sobre você e sua empresa, e adquirir conhecimento?
Por muito tempo esperamos encontrar inspiração criativa em viagens, passeios a museus, reunião com os amigos e jantares. Com muitas dessas atividades suspensas devido à disseminação do COVID-19, aqui estão algumas maneiras podermos permanecer unidos, inspirados e motivados, em nossa próprias casas:
Navegue pelas redes...
Navegue pelo Instagram e Pinterest e estude seu próprio trabalho passado. O Instagram tem sido uma fonte de inspiração para produtores e designers de eventos, e muitos foram recentemente ao site de compartilhamento de fotos para postar distrações visuais e retrocessos em eventos antigos. Estudar e organizar seus próprios eventos passados também pode ser produtivo e inspirador.
Assista à filmes!
Para muitos profissionais e criativos de eventos no momento, políticas de distanciamento social e pedidos governamentais de "ficar em casa" têm níveis de inspiração um pouco baixos. Aposte em filmes de boa qualidade, confiáveis e divertidos. De eventos temáticos e galas a casamentos, gêneros como comédia romântica, suspense e fantasia, entre outros, esses filmes oferecem várias ideias de design de eventos para manter os criativos pensando fora da caixa para quando (sim, quando!) os eventos estiverem de volta.
Nossa indicação:
- De repente 30 (2004)

Além de ser uma lição de como salvar um evento que não é tão animado quanto o previsto, o evento Girls Night Out organizado em parceria entre a fictícia revista Poise do filme e a Bloomingdale's oferece inspiração em iluminação colorida, displays de grandes dimensões (identifique as esculturas de perfume e anel de diamante em segundo plano) e o que não deixar seu DJ tocar.
- A primeira segunda-feira de maio (2016)

Centrado em torno do Met Gala, um evento importante que não precisa de apresentação, este documentário segue a editora-chefe da Vogue Anna Wintour e o presidente do Met Gala, Andrew Bolton, para um olhar mais atento sobre o assunto da moda.
- A grande aposta (2015)
