5 lições sobre a metodologia na produção de eventos online


Com o avanço do COVID-19 o mercado global vive um cenário de muitas incertezas e dúvidas. Diversas empresas estão tendo que se readaptar a um novo modelo de configuração do trabalho: o home office.


No entanto, muitas inseguranças surgem tanto dos gerentes de equipe, quanto dos colaboradores acostumados à rotina diária no escritório.


Pensando nisso, criamos esta lista com 5 dicas de metodologia ágil para o trabalho com eventos virtuais. Confira!



1. Comunicação constante


Se estamos desenvolvendo um projeto para um cliente, todos os envolvidos nele precisam necessariamente saber o que está sendo feito em cada uma das etapas.


Nossas entregas de valor precisam ter data e serem muito bem definidas, é o que chamamos de MVP (minimum value product) ou em tradução aproximada para o português, menor produto viável.


O MVP são as entregas contínuas de valor que você faz para seu cliente dentro de um cronograma pré-definido. Os MVPs devem sempre estar prontos para uso, teste e aprovação.


Isso significa que, se o projeto final do seu cliente contém 10 partes, você deve apresentar para ele ao longo do cronograma esses pedaços do produto. Para isso é preciso planejamento e organização.



2. Se adapte às mudanças


Apesar dos cientistas relatarem sobre a iminência do COVID-19 há pelo menos 5 anos, a pandemia pegou muito gente de surpresa. Diante dessa necessidade de transformação rápida e imediata o que fazer?


Muitas empresas tiveram que se adaptar para não quebrar. Milhares de pessoas que trabalhavam presencialmente, passaram a trabalhar em home office, porém tudo isso tem um custo.


Não só para a empresa, mas também para a equipe, com o isolamento vem a baixa produtividade, os níveis de rendimento caem e precisamos saber equilibrar cada área com segurança. Sabemos que o momento é de adaptação, então abuse da versatilidade e descubra a sua melhor versão todos os dias.



3. Busque diversidade


Inclua pessoas de diferentes locais, experiências de vida e formações para encontrar soluções. Times diversos conseguem resolver problemas complexos em menos tempo, de forma eficaz e mais barata.


Isso significa que pensar ágil é trazer representantes de diversas equipes da empresa para pensar soluções para seus clientes. Portanto, em momentos de crise, ouvir o máximo de setores possível, pode ser a chave para escapar internamente de uma recessão maior.


Se sua empresa decidiu investir pesado nos eventos online, que tal chamar alguns colaboradores do seu time de Customer Sucess (sucesso do cliente) para ter ideias de quais eventos fazer? É bem provável que você ganhe diversos insights em relação às principais dores dos seus potenciais clientes sobre este momento.



4. Seja eficiente e criativo gastando pouco


O setor de eventos online tem crescido vertiginosamente agora que estamos num contexto de distanciamento social. Porém, isso não significa que quando todos voltarmos à convivência presencial, os eventos online irão cair no esquecimento.


Ao contrário! A tendência é que as lives e eventos corporativos, educacionais, de entretenimento dentre outros, continuem acontecendo com força total. Por isso, aproveite!


Explore as vantagens competitivas que um evento online pode oferecer, como:


- Menor custo de realização, logo, menor custo na produção;

- Comodidade de poder acessar o conteúdo através de diversas plataformas distintas (hotsite, dispositivos móveis, podcast);

- Acesso ao conteúdo por tempo ilimitado pelo usuário;

- Dentre tantas outras possibilidades.



5. Entregue valor aos clientes e prospects


Agora que os eventos presenciais precisaram dar uma pausa, os eventos online estão despontando com excelentes recursos de branding, relacionamento e prospecção de novos clientes.


Seja acessível, comunique o que sua empresa ou negócio está fazendo, mostre que você pode solucionar a dor dos seus clientes. Por isso, ao escolher a temática dos seus eventos, fique atento para o que você estará entregando de fato ao seus clientes.


Ao divulgar seu evento online, aproveite todos os canais oficiais da sua empresa e preze pela qualidade: o que seu evento irá agregar de valor aos seus clientes e prospects? Este deve ser o seu foco ao criar um evento online.



Esperamos que tenham curtido o conteúdo e continuem nos acompanhando para mais informações. Vale dar uma olhada em nossas outras matérias aqui no Blog para se contextualizar e atualizar cada vez mais sobre o mundo dos eventos.


E se puder, fique em casa com a Unique!


18 visualizações0 comentário