top of page

Como e por que criar pesquisa de satisfação para eventos




Finalmente, a pesquisa de satisfação para eventos se tornou um dos itens prioritários no checklist dos organizadores de eventos. E não é para menos. De forma geral, é possível notar como elas já tomaram conta de outros mercados.


Você costuma responder a pesquisas de satisfação após pedir delivery de comida, ao se hospedar em um hotel, após uma corrida feita em aplicativos de transporte…


Agora, mais do que nunca, os organizadores perceberam o quão importante é ouvir as considerações e percepções que os participantes tiveram do evento deles. Afinal, sem os participantes, evento algum acontece.


Se você está organizando ou planeja organizar um evento e se preocupa em oferecer uma experiência memorável aos participantes, não deixe de criar e aplicar uma pesquisa de satisfação no seu evento.



O que é uma pesquisa de satisfação para eventos?


A pesquisa de satisfação para eventos é um instrumento que servirá para medir e avaliar a qualidade do seu evento.


Seja na forma de questionário, formulário (e até em uma conversa informal com os participantes), você irá colher informações sobre percepções e experiências que os participantes tiveram acerca do seu evento.


Durante esse feedback (ou seja, deste retorno dos participantes) você terá a chance de avaliar os pontos positivos e negativos de cada área do seu evento.


Por exemplo, você pode formular perguntas específicas sobre a experiência que eles tiveram em cada palestra que participaram, com o conteúdo e a temática do evento…



Para que serve a pesquisa de satisfação para eventos?


Guarde isto: fazer perguntas ajuda a entender o que o seu público potencial pensa, quer e precisa.


Aplicar uma pesquisa de satisfação é ideal para o organizador:


  • Medir o sucesso do evento a partir do grau de satisfação do público


Proporcionar grandes experiências aos participantes pode fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores do seu evento. Em contrapartida, se o evento não atender às expectativas do participante, ele pode ganhar comentários negativos e não ser bem visto no mercado.


Para entender bem as percepções que os participantes tiveram sobre o seu evento, nada mais justo do que ouvir o que eles têm a dizer, certo? A pesquisa de satisfação serve justamente para que os participantes tenham a chance de avaliar o seu evento.


Como as experiências variam de participante para participante, o ideal é que você consiga colher o máximo de feedbacks possíveis. Verificar se os objetivos iniciais, traçados no planejamento estratégico, foram atingidos.


É justamente antes do evento acontecer que você determina objetivos como: que público quero alcançar com o evento? Por que estou organizando este evento? Como meu evento será lembrado pelo público?


Com base nas respostas dos participantes, você consegue extrair boas conclusões sobre o planejamento feito lá trás, quando seu evento ainda estava no papel.



  • Identificar pontos fortes e fracos


Com base nessa avaliação, você consegue perceber quais foram os pontos altos do evento e quais não deram certo e que, portanto, precisam de atenção especial em edições futuras.


Valorize e encare os feedbacks como algo construtivo e que vá te ajudar a oferecer, de uma próxima vez, a melhor experiência possível aos seus participantes.


Saber ouvir a opinião do seu público é crucial! Aliás, pode parecer difícil de acreditar, mas muitos organizadores sequer pedem um retorno do público.



  • Mapear temas e preferências para edições futuras


É justamente com o feedback dos participantes que você vai conseguir entender o que eles esperam para edições futuras do evento.


Temas, fornecedores, palestrantes. Essa é a hora de perguntá-los.



Como fazer a avaliação do evento?


Como organizador, pense sempre que para fazer uma ficha de avaliação do evento é preciso pensar em dois pontos: a ferramenta e o momento certo para obter o feedback do público.


Como assim?


Em relação à ferramenta, pense que existem inúmeras maneiras de realizar uma pesquisa de satisfação do evento. Elas podem ser feitas em formulários impressos, questionários online (enviados por e-mails) ou ainda por enquetes em redes sociais. A forma como vai ser executada fica a critério do organizador.


Atualmente, existem também tecnologias mais completas, como as plataformas para eventos, que auxiliam o organizador tanto na gestão do evento, como também na obtenção de feedbacks mais precisos dos participantes.


Já o momento, diz respeito a “quando” o organizador deve pedir que os participantes respondam à pesquisa de satisfação.


Interromper um participante no meio de uma atividade para responder a um formulário certamente não é um momento ideal, entende? O mais comum é que essa pesquisa de satisfação seja feita com o término do evento.


A pesquisa de satisfação pode ser aplicada no próprio local onde do evento (com o fim das atividades) ou em um ambiente virtual, após decorridos alguns dias do fim do evento.