Engajamento em eventos online e híbridos: Como melhorá-lo?



A indústria de eventos já mudou. Isso é certo. E esta crise mudou o status do mercado de eventos mundial de forma definitiva após o fim da quarentena. Após esse período, toda a experiência com o digital, estimulará fortemente os evento híbridos e virtuais que passarão a ser recursos usados como nunca. Se você ainda não sabe o que é e como fazer, a saída é a capacitação imediata.


Os eventos online têm características diferentes do presencial, a começar pelo ambiente virtual onde é realizado. Isso promove impactos significativos em todos os componentes, mas aqui vamos falar sobre engajamento em eventos online.


A atenção no evento digital é muito fugaz, ou seja, é muito fácil se distrair, afinal, por mais que o evento seja interessante, ficar sentado sozinho em frente à tela do computador por horas apenas escutando alguém falar, demanda esforço para se manter atento.


Se no evento presencial já é difícil essa tarefa, no digital ela é impensável. Isso faz com que, depois do conteúdo excepcional, a tarefa mais relevante do profissional de eventos é conseguir o engajamento dos participantes durante todas as fases do evento digital.



Os passos do engajamento

Precisa ficar claro que o engajamento é parte integrante do seu evento digital que está por toda parte do seu evento. Portanto, o seu direcionador está nos objetivos pré-definidos no projeto. Partindo desses objetivos é que se iniciam as etapas do engajamento, que terá um plano de comunicação especificamente elaborado a partir desta referência e deverá ser o mais amplo possível.


A finalidade do engajamento em eventos online está concentrada em envolver o público com o evento e oferecer networking relevante. Então:



Entenda o seu público


Existem 3 públicos que precisam da sua dedicação para que possam se integrar nas suas esferas de envolvimento. Cada um deles demanda atitudes diferenciadas e elaboradas especificamente para estimular as ações, são elas:


- Entre os participantes;

- Deles para com os palestrantes;

- Deles para com os patrocinadores ou colaboradores.



Defina os seus canais de engajamento


O próximo passo está em definir quais os canais que podem ser utilizados para o engajamento:


- Redes sociais;

- Recursos da plataforma de streaming e;

- Recursos da plataforma de engajamento.



Meios utilizados


A seguir, defina quais os meios que serão utilizados. Eles podem ser agrupados em:


Ferramentas interativas – aquelas que estimulam a ação;

Conversas – favorecem a troca de mensagens como chats e bate-papos;

Ferramentas imersivas – aquelas que favorecem a imersão, Inclui opções como Soluções de RA – Realidade Aumentada, RV – Realidade Virtual e RX – Realidade Mista.



Atividades e formas de engajamento


Em seguida, defina as atividades que serão escolhidas para todos os momentos necessários:


- Desafios;

- Pesquisas e enquetes;

- Postagens;

- Games, etc.



NETWORKING E MATCHMAKING


É usado para criar vínculos corporativos de grande valor e assim conectar oportunidades de negócios e facilitar o encontro de profissionais e experts que tenham os interesses similares. Quanto maior o público, mais relevante será o uso da tecnologia e dos algoritmos para ajudar as pessoas a encontrarem aqueles que têm os mesmos interesse ou necessidades. Mudar as pessoas a encontrarem aqueles que têm os mesmos interesse ou necessidades.


No evento híbrido ou virtual, o planejamento deve considerar o tamanho do público online e presencial desejados, além da análise do perfil e outras informações, para criar tags que facilitam a escolha das características que comporão o perfil do público-alvo.


O matchmaking é o cruzamento de interesses pessoais para identificação de afinidades entre as pessoas. Também é muito importante, tanto para o networking, quanto para o engajamento do público presencial com o público remoto.



BREAK OUT ROOMS


São salas de apoio ou salas de bate-papo virtuais onde os participantes podem interagir entre si. Eles podem ser selecionados aleatoriamente ou pré selecionados para conversar, trocar ideias e aprofundar o conteúdo do palestrante.



GAMIFICAÇÃO OU DESAFIO AMIGÁVEL


Gamificação é a atividade competitiva que estimula a participação em ações direcionadas à uma finalidade específica. Pode ser realizada através da conquista, acúmulo e resgate de pontos por ações ou tarefas rastreáveis e mensuráveis.



VOTAÇÃO, QUIZ, Q&A E PESQUISAS


Visam estimular o participante a interagir através de respostas pontuais e de perguntas ao palestrante.



OUTROS


Há ainda vários pontos de engajamento, tais como:


Conversas – chats, comentários.

Postagens – postagem de comentários, fotos e vídeos, que podem ser projetadas em media wall em uma área central do evento presencial ou transmitidas no evento digital.

Prêmios aleatórios – além dos desafios, distribua prêmios diversos aleatoriamente.


Não limite a sua criatividade apenas aos exemplos acima. O engajamento no evento digital pode e deve ser muito maior do que eles. O tipo de conteúdo, a duração com que é entregue e até mesmo a quantidade de câmeras que estão sendo utilizadas na captação das imagens podem influenciar na percepção de valor e no grau de atenção dedicada pelos participantes ao evento.


O público-alvo dos eventos virtuais fica mais sofisticado a cada dia que passa e a cada evento online que participa. Faça você também benchmarking e capacite-se profissionalmente para aprender rápido e atender à demanda crescente por este formato. E já sabe, se puder, fique em casa com a Unique!


11 visualizações0 comentário