Gamificação e seu impacto para eventos híbridos e virtuais



A tendência da produção de eventos corporativos como forma de construir e expor a identidade de uma empresa vem se consolidando nos últimos anos. E para quem ainda não sabe, a gamificação em eventos contribui e muito para essa estratégia.


O princípio de recompensas ajuda a entender o que é "Gamification". Se pensamos em jogos, online e offline, é fácil lembrar de tarefas a serem executadas, por exemplo: coleta de moedas, resgate de objetivo, destruição de doces. A conclusão dessas tarefas resulta em: recompensa!

O reforço positivo conquista e engaja o jogador. Esse reforço pode ser: a satisfação de realizar uma tarefa difícil, um lugar no quadro de líderes, um prêmio, ou tudo isso junto. Utilize a gamificação para educar os participantes e, ao mesmo tempo, mergulhá-los em seu evento.


Atrair os participantes a entrar em rede e interagirem entre si por meio de jogos é uma ótima maneira de quebrar o gelo. Mas lembre-se, há uma linha tênue entre infantil e divertido, contudo, não torne o desafio penoso para os participantes, equilíbrio é fundamental. Você pode ter jogos simples, mas interessantes, que os ajudam a conhecer seus colegas, por exemplo.


É importante frisar que o direcionamento não é exclusivamente externo, ou seja, da empresa para o mercado e seus clientes. Eventos corporativos internos, como encontros de liderança e convenções para colaboradores, são essencialmente ações estratégicas de comunicação interna, em busca de disseminar a cultura, valores e alinhamentos organizacionais.


Além disso, também existe a função de integração, de fazer com que departamentos e unidades de negócio que normalmente não mantém tanto contato uns com os outros, comecem a se conhecer e a se comunicar nessa ocasião.


Em momentos de pressão, de crise, de necessidade, o ideal é que colaboradores sintam-se conectados e parte de um todo. O oposto disso pode resultar em distanciamento entre áreas, afrouxamento de valores e pilares, fenômenos que à longo prazo tendem a resultar na queda de produtividade da empresa.


Quer saber como trabalhar com gamificação para eventos online?


Uma maneira de obter feedback e opinião dos participantes é através de pesquisas. As pesquisas podem se basear em qualquer tópico relacionado ao evento ou nas instalações do evento, seus comentários nas sessões ou no evento geral. Os participantes podem votar nas opções fornecidas e a opinião da maioria será colhida.


Torne a pesquisa divertida e atraente. Você pode dividir seus participantes em equipes para votarem em suas pesquisas. A equipe com mais pesquisas respondidas é o vencedor final. Você também pode organizar um concurso de adivinhação. Cada equipe adivinha os resultados da pesquisa. Aquele com o palpite mais próximo vence.


A gamificação do aplicativo do evento também é uma grande conquista para os organizadores. Utilize isso para seu benefício. Crie quadros de líderes, incentive a competição através de notificações.




Ajudando no engajamento do evento


Uma ótima maneira de garantir o envolvimento geral do público durante o evento é incentivá-lo com a ajuda da gamificação. Como mencionado anteriormente, as recompensas levam à motivação. Você pode recompensar os participantes pelo envolvimento em vários aspectos do seu evento.


Por exemplo: você pode atribuir pontos aos participantes por assistirem à palestra, visitarem salas de discussão online e exposições, e participarem das salas de transmissão. Você pode acompanhar tudo isso facilmente usando análise de dados. Mantenha um quadro com a pontuação de cada participante. Isso pode ser exibido no site do seu evento ou no aplicativo do evento.



Recompensando o engajamento


Outra dica: aprender e adquirir conhecimento é uma agenda importante para participar de qualquer evento. Uma maneira de conseguir isso é através do questionamento. As perguntas e respostas ajudam a iniciar discussões interessantes e relevantes que podem ser realmente úteis para os participantes presentes nas sessões de transmissão.


Os organizadores podem incentivar mais participantes a fazerem perguntas boas e relevantes. Certifique-se de que, no game, a recompensa e as ofertas que você organizar valem a pena. Podem ser descontos para o evento presencial, brindes digitais, brindes físicos. A perspectiva de brindes úteis é um grande motivador para a participação que, por sua vez, se traduzirá em engajamento.


Mas, acima de tudo, gamificar um evento online trata-se de ser criativo e adicionar um pouco de diversão ao dia do evento. Essa é a chave para promover o engajamento usando a gamificação. Esperamos que tenham curtido o conteúdo e continuem acompanhando tudo por aqui. E se puder, fique em casa com a Unique!


8 visualizações0 comentário