Melhores ferramentas para transmissão de eventos online


Escolher uma boa ferramenta é importante porque ela será a responsável por transmitir todo o seu evento, ou seja, será essencial na percepção que o participante terá sobre o seu evento, além de ter grande peso na avaliação pós-evento.

Fique atento a alguns detalhes como o visual e a funcionalidade da ferramenta que deve ser intuitiva e agradável de navegar. Além disso, precisa oferecer tudo que é necessário para colocar o seu evento no ar sem prejudicar as atividades e a possibilidade de personalizá-lo sem dificuldade. Lembre-se, além de agradar o participante a plataforma deve atender às suas necessidades de organizador!

Vamos falar um pouco sobre as que são consideradas as melhores ferramentas para transmissão de eventos online que estão disponíveis na web de forma gratuita ou paga. Confira a lista:


Ferramentas gratuitas


- Facebook Live


Essa é uma ferramenta que o Facebook disponibiliza dentro da própria rede social. Por lá é possível realizar transmissões em tempo real de um jeito super intuitivo e, o melhor, de forma gratuita! Basta criar uma conta na plataforma e ativar o modo on do seu evento! Uma dica é: realize o ao vivo dentro da página do seu evento, assim você vai gerar credibilidade e mostrar profissionalismo para o público. Além disso, o Facebook vai facilitar a busca e o compartilhamento do evento.



- YouTube Live


O YouTube Live vai te ajudar a entrar ao vivo, através da sua webcam, a plataforma também te dá a possibilidade de compartilhar a tela de transmissão com 10 usuários, ou seja, é uma ótima forma de fazer entrevistas, sugerir um bate-papo e deixar os convidados mais à vontade para interagir entre eles. Isso é possível graças a integração do YouTube com o Hangouts On Air, do Google. Para utilizar essa funcionalidade basta ter uma conta do Google vinculada a um canal ativo e verificado no YouTube.



- OBS Studio


Para utilizar o programa é preciso baixá-lo e realizar a instalação no seu computador. Uma dica para aprender a utilizá-lo com mais facilidade é procurar vídeos tutoriais no YouTube! As funcionalidades mais marcantes que essa ferramenta oferece são: possibilidade de fazer a transmissão de várias câmeras ao mesmo tempo e a integração com outras plataformas como o YouTube, Facebook e Twitch, ou seja, dá pra transmitir em vários lugares ao mesmo tempo e aumentar o alcance da audiência!



- Instagram


Se a ideia é promover um evento rápido e dinâmico para interagir com os participantes de um jeito mais informal, o Instagram é a plataforma certa! Utilize o modo “ao vivo” e faça a transmissão para os seus seguidores através de um smartphone. A ferramenta ainda disponibiliza a função de compartilhamento de tela, ou seja, mais de uma pessoa pode interagir com o público e os seguidores dos dois participantes da transmissão serão notificados sobre a live.



- Twitch


Seu evento é voltado para o universo dos gamers? Então você vai gostar de conhecer mais uma dessas ferramentas para transmissão de eventos online! O Twitch foi criado para atender esse público que se amarra nos desafios que os jogos virtuais oferecem. Para trazer uma experiência super bacana para o participante ele te dá a função de definir os layouts das telas, isso facilita bastante a comunicação com o expectador. E ainda tem um campo para gerar interação através de comentários.



- Stage Tean


Se a sua ideia é escolher uma das ferramentas para transmissão de eventos online que te permite criar conferências, Stage Tean é a melhor opção. Com ela é possível compartilhar a tela entre anfitrião e convidados proporcionando, assim, interação. As funcionalidades que a plataforma oferece em sua forma gratuita são excelentes e muito versáteis e assim consegue ajudar a maioria dos organizadores a ter sucesso em seus eventos online.

Ferramentas Pagas



- GoToWebinar


No ranking das ferramentas para transmissão de eventos online essa aqui é especialista em webinars! Ela é bem completa, cheia de recursos como o disparo de e-mail para uma base de contatos, modos de interação como chats, enquetes, espaço para o envio de perguntas e compartilhamento de tela. E dá até para simular um evento antes dele acontecer, fazer todos os testes necessários e evitar imprevistos. Além disso, os participantes não precisam instalar a ferramenta no computador, basta entrar via web. O GoToWebinar também disponibiliza análise do desempenho do evento, sala virtual e, por ser hospedado na nuvem, consegue abrigar uma grande quantidade de pessoas em seus grupos de transmissão.



- Loom


O Loom é uma das ferramentas para transmissão de eventos online que você pode optar para fazer a live do seu mini curso, workshop, aula ou até tutorial. Isso porque a ferramenta excelente na tarefa de compartilhar a tela de um jeito simples e fácil. Com ele é possível falar com o público por vídeo chamada e/ou áudio e fazer o compartilhamento da tela ao mesmo tempo. Um fato interessante sobre ele é que essa plataforma é uma extensão do Chrome e salva os vídeos em um formato que possibilita o compartilhamento por link.



- Netshow.me


Quer conhecer mais uma entre as ferramentas para transmissão de eventos online com um foco maior na experiência do usuário? Netshow.me é uma excelente opção! Essa plataforma oferece ferramentas para interação, engajamento do usuário e análise de resultados em tempo real. Além disso possui um software profissional para garantir que as suas transmissões cheguem ao espectador com ótima qualidade audiovisual. É uma ferramenta segura que vai te ajudar não só a bombar na transmissão do seu evento, mas também na visibilidade da live!



- Eventials


A Eventials promete entregar lives feitas com agilidade e economia. Contratando essa plataforma você tem acesso a webinars ilimitados e ao vivos feitos em segundos – tudo isso em qualquer dispositivo conectado à internet. Além disso, é possível disparar e-mails para a lista de inscritos e personalizar toda a sua página com a identidade do seu evento. Tudo o que é produzido pode ser gravado e publicado na plataforma. E, não para por aí: também é possível dividir a tela com uma apresentação de slides, não há limite de participantes e tem até chat para interação da galera!



- Vimeo


Com o Vimeo é possível produzir vídeos de alto impacto com qualidade profissional. Você pode fazer transmissão simultânea nas redes sociais ou no site do seu evento e a gravação pode ser em Full HD (sendo modificada automaticamente de acordo com o nível de rede que o participante está conectado). No final, a transmissão é arquivada em até 4k! Não há limite de público, mas você pode restringir quem terá acesso ao conteúdo do seu evento e ainda customizar o player.



- Livestream


Outro recurso importante, Livestream oferece ferramentas e produtos para transmitir eventos de qualquer dispositivo. Para transmitir eventos mais sofisticados, pode criar uma conta de teste gratuita com planos a partir de US$42 por mês. Livestream tem sido usado amplamente para transmitir chats e notícias de jornalismo, como as redes de notícias locais, o canal do popular repórter Tim Pool do VICE, a Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia e mais.


Dicas para ter sucesso na transmissão online!


É preciso garantir que a sua transmissão de eventos online funcione super bem, atraia e retenha o público. Por isso, observe a condição dos seus equipamentos, a qualidade da imagem, do áudio e, claro, a conexão da sua internet. Calma, não pense que para realizar um evento on é preciso ser um super profissional do audiovisual, a ideia aqui é fazer uma transmissão de qualidade, em casa! Se liga nessas dicas:


Imagem: Faça testes. Observe se a imagem da câmera do seu computador é satisfatória e, se possível, tenha uma reserva. Assim, você antecede os imprevistos e não é pego de surpresa.

Luz: Para garantir a captura de uma imagem de qualidade é preciso investir em iluminação. A boa notícia é que a luz natural é uma ótima aliada para fazer isso acontecer. Caso não seja possível gravar em um ambiente “naturalmente claro” você pode optar por uma softbox e um rebatedor de luz.

Som: Tenha certeza que o som funciona bem. Uma boa dica é utilizar um fone de ouvido para melhorar a captação do seu áudio e evitar ruídos durante a transmissão.

Internet: Descubra se ela costuma oscilar em algum período do dia, assim fica mais fácil de marcar o evento para um horário adequado e evitar falhas ou quedas de rede.


Aproveite as dicas e se puder, fique em casa com a Unique!


19 visualizações0 comentário