O que você precisa saber sobre os eventos de incentivo



Manter a equipe engajada é super importante. Afinal, de nada adianta ter os melhores talentos se eles não rendem, não é mesmo? Pensando nisso é que existem os programas de incentivo, que ajudam a manter a motivação do pessoal.


Além de baixa produtividade, a insatisfação dos colaboradores pode fazer com que eles busquem oportunidades fora e a sua corporação pode perder pessoas fundamentais.


Para que isso não aconteça com você, que tal aproveitar os eventos corporativos para inserir um bom programa de incentivo? Neste post, mostramos algumas dicas de como fazer isso. Vamos lá?



O que é um programa de incentivo?


Os programas de incentivo buscam oferecer experiências marcantes para os colaboradores de uma empresa, de modo que a relação entre eles e a organização seja modificada.


Criando memórias agradáveis para sua equipe, você faz com que seus funcionários vejam em sua empresa mais do que uma figura provedora e da qual eles dependem. Ela passa a ser um lugar onde eles podem crescer também pessoalmente.


São experiências agradáveis que as empresas oferecem como uma maneira de recompensar os funcionários que estão engajados e que obtêm os melhores resultados. Viagens, passeios, eventos e outras vivências são alguns exemplos.


Está certo que pagar bons salários são um atrativo e tanto para reter os talentos, mas muitas vezes isso não é o suficiente. O colaborador quer se sentir valorizado dentro da empresa onde trabalha.


Monitorar a satisfação dos funcionários é uma missão repleta de desafios. Afinal, na relação entre empresas e funcionários, há uma série de aspectos que podem levar a uma sensação de pertencimento mais autêntica. Pessoas dependem do trabalho para se sustentar.


Empresas dependem dos funcionários para gerar resultados. Ainda assim, é possível instigar experiências genuínas para ambas as partes. Colaboradores podem encontrar exemplos de força e liderança em suas empresas. E as empresas podem crescer de maneira sustentável ao ouvir seus funcionários.


Cada colaborador tem suas motivações pessoais, sendo elas conduzidas por objetivos e fatores subjetivos. Tendo isso em mente, empresas apostam em diferentes estratégias, que variam de acordo com o rendimento e os resultados trazidos pelo funcionário. Essa estratégias são agrupadas em um programa de incentivo.


Sendo assim, um programa de incentivo, além de melhorar a produtividade, pode fazer com que a corporação mantenha os melhores funcionários.



Como criar um programa de incentivo?


Como você viu, o programa de incentivo é uma ótima estratégia para manter o engajamento dos funcionários, melhorar o clima organizacional, reter os talentos e, de quebra, ainda potencializa os resultados. Ou seja, são muitos benefícios que compensam o investimento.


Por mais que pareça ser algo muito simples, não basta apenas comprar um fim de semana em um spa, por exemplo, e premiar quem deu o melhor resultado. É preciso ter um planejamento para que o programa de incentivo seja, realmente, eficaz. A seguir, confira algumas dicas.



Ouça os colaboradores


Quem melhor para dizer o que se passa entre os funcionários do que eles mesmos? Antes de mais nada, é interessante fazer uma análise de qual é a situação da empresa. Pontos a considerar são: o que mantém os colaboradores na empresa, o que os desmotiva, o que eles esperam etc.


Com isso, você consegue ter mais informações para fazer um plano de programa de incentivo eficaz. Não apenas fazendo o que os funcionários desejam, mas também colocando as metas e os objetivos que ajudam a criar um clima organizacional melhor.



Defina as metas


Um programa de incentivo não é apenas um prêmio dado a esmo. Ele deve ser vinculado a metas alcançáveis. Por mais que a premiação seja uma viagem incrível com tudo pago, não há como tirar mais do colaborador do que é possível em qualquer circunstância.


Por mais que você queira um salto de produtividade e de vendas, estabelecer objetivos muito altos dará um efeito inverso. Em vez de motivado a alcançar a meta, o colaborador se dará como vencido e não aderirá ao programa. Ou seja, não haverá engajamento.


Além disso, é importante que as metas sejam bem estabelecidas e deixadas muito bem esclarecidas. Qualquer divergência sobre isso ao longo da execução do programa, pode deixar a empresa em “maus lençóis”. Por exemplo, se a meta for cumprida antes do previsto, não é inteligente aumentá-la no meio do caminho.



Escolha a premiação


A premiação do programa de incentivo não precisa ser apenas viagens e passeios. Outras ideias também são muito bem-vindas, principalmente para empresas de pequeno porte, que não têm como investir muito alto. Já pensou em um evento como palestras, treinamento ou um workshop? É uma ótima ideia. E você ainda pode incluir um happy hour para a interação ao final.


Outros benefícios também podem ser lançados com objetivo de melhorar o clima organizacional e a satisfação dos colaboradores, não somente ligadas a metas de produtividade. Descontos em restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos, convênios com instituições de ensino e academias etc.



Entenda o que motiva seus funcionários


Agora que você sabe em qual direção a sua empresa precisa ir, está na hora de entender quais recompensas podem ser ofertadas aos seus colaboradores. Tenha em mente que eles precisam enxergar os prêmios como tal, e o que é interessante para altos cargos de direção pode não ser visto da mesma forma pelos demais trabalhadores.


Agências especializadas podem ajudar na escolha dos prêmios e na criação de pacotes que caibam no orçamento de sua empresa e surpreendam seus colaboradores. Pesquisas de público e experiências com outras empresas podem ajudar em escolhas mais acertadas.



Divulgue o programa de incentivo


Após estruturar seu programa de incentivo em pesquisas e metas consistentes, é hora de divulgá-lo entre suas equipes. Ações de comunicação podem incluir e-mails marketing com conteúdos exclusivos, blog posts, posts em redes sociais, banners na intranet, cartazes no jornal mural, hotsites, entre outros.



Alie o programa de incentivo a uma estratégia de divulgação em eventos


Eventos corporativos são usados como apoio ou complemento nos programas de incentivo, divulgando as campanhas, seus resultados e apresentando a sua empresa para stakeholders e clientes. Tenha em mente que funcionários motivados são uma propaganda autêntica de sua empresa.


Portanto, utilize esses eventos para proporcionar boas experiências a todos. Palestras e workshops que dialoguem com os objetivos da campanha motivam o crescimento profissional. Brunchs e coquetéis aproximam os funcionários, os encorajam a bater metas e proporcionam bons momentos.



Utilize plataformas online para fazer o acompanhamento


Tão importante quanto estabelecer metas e objetivos é acompanhar o desempenho dos colaboradores dentro da campanha e o andamento das ações de incentivo. Com as metas estabelecidas, você consegue estabelecer métricas para essa avaliação.


Assim, você e seus colaboradores podem acompanhar: rankings das diferentes áreas e dos colaboradores, metas globais, entre outros.



Dê feedbacks


Tenha o seu colaborador atingido o resultado ou não, o gestor pode ajudá-lo em seu crescimento pessoal e profissional com feedbacks. Se possível, faça pequenas reuniões individuais, traçando os pontos fortes e quais aspectos podem ser melhorados.


Nessas ocasiões, procure fazer com que o colaborador se sinta à vontade para dar seu ponto de vista sobre a situação da empresa. Uma máquina com problemas pode danificar a produtividade de toda a equipe, por exemplo.


Lembre-se de fazer um equilíbrio entre os pontos que podem ser melhorados e os elogios. Sentindo-se mais valorizado, o funcionário fica mais motivado a buscar aprimoramento.



Faça com que os colaboradores comprem a ideia


De nada adiantará você criar um melhor programa de incentivo, se os colaboradores não comprarem a ideia. A intenção do plano é fazer com que os funcionários sejam engajados e motivados. Para tal, é preciso vender muito bem o seu programa. No próximo tópico, contamos a melhor maneira de fazer isso.



Qual é a melhor maneira de divulgar um programa de incentivo?


Um programa de incentivo não serve apenas para engajar funcionários, ele pode ser uma grande vitrine para os seus clientes. Afinal de contas, para muitos é importante que seus fornecedores sejam preocupados com o bem-estar e a motivação de seus colaboradores.


Para fazer com que o seu programa de incentivo seja bem-aceito pela equipe e bem-visto pelos seus clientes, que tal apostar em eventos corporativos? Eles são usados para a divulgação da campanha e dos resultados. É uma ótima maneira de ganhar visibilidade no mercado e de fazer com que os funcionários comprem a ideia.


Com tantos detalhes para planejar e executar no programa de incentivo, se preocupar em criar um evento do zero pode ser mais um trabalho que consome muito tempo. Por isso, a melhor opção é contar com uma empresa que ofereça um serviço personalizado em eventos corporativos, como a Agência Unique.


Em um só lugar, você encontra tudo que precisa para que o seu evento seja um sucesso. Por ser especializado em eventos de corporações, tudo é muito bem planejado para promover o melhor para os seus clientes e colaboradores. Ambiente, decoração e gastronomia em perfeita harmonia com seus objetivos.


O programa de incentivo apresenta diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para os funcionários. Além de melhorar o engajamento, a motivação e o clima no trabalho, ele ajuda a levantar a produtividade, alcançar metas e ter visibilidade positiva entre os clientes.


Gostou da ideia de fazer o seu evento com a Agência Unique? Então, aproveite que está por aqui, acesse o nosso site e conheça os nossos serviços!


Vem com a Unique!


17 visualizações0 comentário