Você sabe fazer um bom marketing de relacionamento para eventos?


Um bom marketing de relacionamento com seus clientes e com profissionais da área de organização de eventos faz toda diferença nos negócios. Saber se posicionar no mercado de forma confiante e prestar serviços de qualidade fará com que sua empresa construa uma boa imagem, tanto para fidelizar clientes, como ganhar autoridade no setor.


Os eventos são cada vez mais comuns nos ambientes corporativos, pois estimulam tanto o engajamento quanto interesse do público. O mercado em geral se preocupa muito em garantir reconhecimento, e relevância diante do público, para conseguir desenvolvimento de marca, produtos e serviços.


Então, com esses objetivos definidos, o próximo passo é começar a tomar ações para conseguir alcançá-los. E é nesse contexto que o marketing entra como uma das melhores estratégias para atingir os seus propósitos.



A importância do marketing de relacionamento em eventos


Antes de começar a entender o marketing de relacionamento em eventos propriamente dito, precisamos saber qual a importância de desenvolver ações nesse sentido, para ter propósitos bem definidos e alinhados à sua rotina. Como vimos, para conseguir a atenção do público é preciso procurar formas de atração e assuntos que sejam de seu interesse.


De forma prática, o marketing digital é feito para lotar o evento e marketing de relacionamento deve encantar os clientes e participantes. Para que isso aconteça é preciso entender o mercado, ter capacidade visionária e estar atualizado sobre tudo que acontece à sua volta. Para o marketing de relacionamento tudo é possível, tudo é tangível, basta que você esteja preparado para fazer eventos com criatividade e consistência.


De acordo com o seu ramo de atuação, procure conhecer e entender quais são os assuntos e interesses do seu público para planejar eventos e oferecer conteúdos que, de fato, entreguem algo de valor para ele.


Essas intervenções são fundamentais, pois é assim que você consegue formar o marketing de rede, que é quando o seu público começa a se fidelizar à sua empresa e toma os seus conteúdos e serviços como referência no mercado.



Estratégias de marketing de relacionamento em eventos


A partir do momento que você percebe a necessidade de estimular o seu público-alvo para obter retorno, é chegada a hora de criar estratégias para concretizar esse envolvimento. Já que o objetivo é conhecer o marketing de relacionamento em eventos, existem alguns exemplos que tornam esse projeto viável. Vamos conhecê-los:



Planejamento


Com o planejamento você consegue definir quais são os seus objetivos, o seu público e as campanhas que deseja promover. Aqui é preciso pesquisar e escolher que vai convidar para os seus eventos e os assuntos que eles irão abordar.

Exemplo: se o seu objetivo é divulgar as vantagens de um e-commerce, é interessante trazer dicas de vendas pela internet, para o que for passado nos eventos acrescente informações e experiências às pessoas.



Divulgação nas redes sociais


Com o intuito de atrair um bom número de participantes e criar uma expectativa positiva, busque fazer publicações com prévias do que terá no seu evento nas redes sociais, estimulando a curiosidade em cada chamada.



Criação de conteúdo


A criação e compartilhamento de conteúdos é uma estratégia muito eficiente para engajar o seu público e gerar expectativa para o dia do evento. A ideia é que você estimule essa relação através de textos, e-books, vídeos e podcast, por exemplo. Ao disponibilizar todo esse material, tenha certeza que os futuros participantes estarão mais envolvidos e por dentro do que você quer transmitir durante o seu evento.

É importante deixar claro que o fluxo de nutrição deve ser constante, então sempre acrescente informações novas e relevantes, para que os participantes lembrem do seu evento e estejam envolvidos com as suas atividades, uma ótima opção é utilizar o e-mail marketing nessa etapa, focando em conteúdo e estratégia fazer do seu evento um sucesso!



Fidelização dos clientes


Outra maneira de fazer marketing de relacionamento na área de eventos é saber fidelizar seus clientes, pois o grande pilar de uma empresa de eventos é que seu cliente, através do atendimento próximo e qualificado, tanto antes, durante e no pós-evento, obtenha uma experiência que exceda as expectativas sobre a empresa ou serviço. Fidelizar significa muito mais do que continuar prestando seus serviços a um cliente ou marca, é preciso ter um contato mais constante e dedicado.



Multiplicando seus clientes

Entendemos que um evento de sucesso consequentemente gera um cliente satisfeito, que poderá formal ou informalmente contatar colegas próximos e que trabalham na área. É nesse momento que a boa imagem da sua empresa pode se multiplicar no mercado.

Apesar de vivermos em uma sociedade de mudanças rápidas, com grande influência do mundo digital e que disponibiliza diversas plataformas de informações e compartilhamentos, o que mais conta ainda é a clássica ‘“indicação”, ou seja, se você prestar um serviço de qualidade, será contratado para muitos outros.

Ao fazer o seu melhor você não irá apenas fidelizar clientes, mas também ganhará defensores e que farão a divulgação natural do seu trabalho.


Conseguimos te ajudar com o conteúdo? Por aqui seguimos aprendendo sempre juntos, esperamos que tenham curtido e continuem nos acompanhando. E já sabe, se puder, fique em casa com a Unique!



9 visualizações0 comentário