Martini mexido ou batido, escolha o seu!


Quem já escutou a célebre frase do famoso espião James Bond pedindo um martini "batido e não mexido"?

Que o martini é o drink preferido do 007 todos nós sabemos, mas a diferença entre servir um martini batido ou mexido nem todos sabem.

O martini tradicional é feito com gin, vermute seco e azeitona que pode ser substituída por uma casca de limão, pois ambos dão uma certa acidez ao drink. Já no martini moderno, onde o gin é substituído pela vodka, algumas receitas adicionam bitters pela falta de sabor do destilado.

Afinal, qual a diferença entre o martini batido ou mexido?

Martinis batidos são preparados em uma coqueteleira com gelo e então servidos nas taças. O gelo refresca o líquido fazendo com que martinis batidos sejam mais gelados que os mexidos. O processo de agitação faz com que o vermute se dissolva completamente no resto da bebida, deixando-o com uma textura menos oleosa. Agitar o martini deixa a bebida turva e "machucada". Isso significa que o ar é dissolvido no líquido, acentuando o sabor da bebida. Defensores do martini mexido insistem que é o melhor processo se comparado ao batido, porque mistura os ingredientes conservando os sabores.

Apesar da controvérsia, por ser mais gelado, o martini batido combina mais com a vodka. E a forma ideal de prepara-lo é mexer o martini com uma colher de pau, pois dessa forma, o calor da mão não é transferido para o drink, o que acontece com o uso da bailarina (colher comprida para mexer drinks).

#martini #batido #mexido #007 #JamesBond #drink #coquetelaria #bitters

662 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo