O INO é o novo italiano da cidade, um restaurante contemporâneo que abriu em Botafogo.
Seu dono é Paulo Oro Preto, o mesmo empresário que abriu o Eataly em São Paulo.
Foto Veja Rio.
Além da releitura de clássicos, o chef paulistano Marcelo Laskani, também aposta em pratos tradicionais criando um cardápio de vanguarda mas com base bastante Italiana.
O bar do INO possui uma vasta seleção de bebidas, com um menu específico para gin tônica e outro para Aperol. Tem também uma carta de vinhos completa e uma boa seleção de drinks italianos clássicos e assinaturas da casa.
De entrada pedimos uma burrata defumada com infusão de azeite na pipeta e pão caseiro e um cone crocante de carpaccio com mostarda trufada da casa. Os cones vieram em um recipiente com migalhas de pão torrado imitando um “vaso de planta”.
O primeiro tinha sabores intensos e uma cremosidade que nunca havia visto em uma burrata e o pão era crocante na medida certa. O segundo prato também era delicioso com combinações e texturas diferentes, porém sabores suaves onde ganhava pelo visual e sua aparência inusitada.
O prato principal foi um espaguete fresco com frutos do mar e alcachofra, ciboulette, e broto brócolis e caldo do marinado dos frutos do mar.
Prato com sabores intensos e alta complexidade no paladar, uma das melhores massas dos últimos tempos.
E para acompanhar o vinho argentino La Linda e Negroni, que apesar de bem executado foi feito com várias pedras de gelo ao invés de uma grande, o que resultou em um drink aguado antes de termino da entrada.
Ficamos imensamente impressionados com os deliciosos pratos e a cozinha diferente, mas, apesar da vasta opção de bebidas, o drink escolhido para representar os amaros italianos não foi dos melhores. O ambiente moderno no antigo casarão é muito agradável e a cozinha aberta oferece um charme, com a arquitetura industrial assinada pelo Maurício Nóbrega.
Mesmo o valor sendo um pouco mais caro que o normal, recomendo e digo que voltaria outras vezes. Mais uma vez estão de parabéns.