top of page

Bar Convent - A maior feira internacional de coquetelaria chegou em São Paulo.


Foto de divulgação BCB SP.

Bar Convent, uma das mais importantes feiras internacionais de bares e bebidas após 19 edições em Berlinm

e um incrível lançamento no Brooklyn em Nova York chegou em terras tupiniquins.

Países sede do BCB SP.

A edição de São Paulo foi mais um sucesso do BCB (BAR CONVENT BERLIN), as maiores marcas do mercado da coquetelaria brasileira e internacional, novidades, inovações e as tendências do mercado para os próximos anos. 

Números do BCB SP.

Como vocês sabem a Unique estava lá. E cobrimos tudo para trazer todas as novidades do mercado de coquetelaria nacional e mundial!

O evento.

O queridinho do momento não perdeu sua majestade, mas sim o GIN fincou os pés de vez no Brasil e começou a se enraizar trazendo composições diferenciadas. Com especiarias além do anis estrelado, zimbro e cardamomo levam botânicos tipicamente brasileiros remetendo a diferentes regiões do nosso pais.

Além das marcas já consagradas no Brasil como, BEG, DRACO, Amazomi, Vitória Régia, Nick’s e Mordock’s e Virga, outras estão ganhando seu espaço como o YVY que trouxe uma torneira de Gin tônica, o Gin WH 48 da tradicional cachaçaria Weber Haus com versão envelhecida em barril de umburana e a inficionada com hibisco. Outro Gin de cachaçaria que está ganhando destaque é o Jungle Gin da Quinta das Castanheiras em Minas Bar Gerais que como o Arapuru segue a tendência de London Dry artesanal com botânicos tipicamente brasileiros.

Stand do GIN YVY.

As grandes marcas de Gin internacionais claro que estavam presentes, cada uma com uma ação diferente. A Bombay Sapphire por exemplo tinha em seu estande além do bar super charmoso um espaço chamado “Sitr Creativity”onde tinham pequenas palestras com foco na criatividade em elaborar coquetéis. 

Stand Bombay Sapphire.

Outra marca de Gin com um espaço especial foi a Hendrick’s, com o “pepinário”, uma espécie de gaiola retrô dedicada ao pepino, ingrediente famoso por ser o que mais harmoniza com a bebida da marca e claro drinks especiais para ressaltar essa união. já a  Tanqueray tinha seu espaço reservado dentro do estande da DIAGEO (gigante da coquetelaria dona de várias marcas), e mesmo modesta dividindo o bar com todas as marcas da empresa, conseguiu fazer bonito com uma experiência sensorial e “suqueiras” com Tanqueray TEN infusinado para que todos pudessem se servir a qualquer momento. Sem esquecer da presença de clássicos como Monkey 47, Amalfi e Plymouth Gin. 

Tanqueray, Tanqueray TEN e Tanqueray Sevilla.

Pepinario Hendrick's.

E abrindo mais o leque, a tendência do Gin fez com que as tônicas também viessem com tudo e entre marcas brasileiras e internacionais tínhamos a Feever Tree, The London Essence, e a PRATA que como patrocinadora do evento trouxe sua nova linha especial de sabores com as versões Tônica Prata, Tônica Zero, Citrus Prata e Club Soda todas em garrafinha 200ml e lata 269ml.

Mas quem finalmente vem como tendência é o Rum, que estava muito bem representado pela Bacardi e especialmente pela Havana, e que de acordo com os mixologistas e embaixadores de grandes marcas, sempre veio em uma crescente ao lado de outras bebidas  como a vodka, o Gin, e o espumante que vão e voltam de um lugar de estaque. Quem anteviu essa virada e apostou na onda do rum foi o bartender Thai Barbin, que abriu a primeira casa totalmente dedicada a bebida no Brasil.

Box Havana Club.

Box Havana Club.

Mas além de drinks e destilados o evento trouxe muito conteúdo e discussões em torno do mundo da coquetelaria, como debates sobre os hábitos de consumo de bebidas dos brasileiros, workshops sobre gerenciamento de bares, além do “tasting room”, espaço dedicado para degustação whiskys, cachaças e outros destilados. Outra área interessante era o espaço de bar mentoring, com pequenas aulas sobre como receber e tratar um cliente, como divulgar seu perfil ou negócio nas redes sociais.

Programação.

Tasting Room.

A presença de grandes nomes como Tony Harion, embaixador da Bacardi, Jéssica Sanches dona do “Vizinho Gastro Bar” e especialista em alimentos e bebidas, os bartenders Laércio Zulo, especialista em bitters e infiusões, o premiado Alex Mesquita e Márcio Silva responsável pela carta que fez o Guilhotina bar ser o 73 melhor bar do mundo.

Alguns palestrantes.

Outra marca que já mostramos e que veio com tudo foi a Campari, com um espaço reproduzindo um típico bar italiano da década de 20 e bartenders vindos direto da Itália, conseguiu modernizar o clássico sem perder a essência, com Negroni e Aperol tradicionais e um americano com espuma de cerveja IPA. 

Casa Campari com Don Camilo Negroni.

Mas a outra grande tendencia que foi apontada pelos especialistas do mercado foi a volta dos Highballs, drinks simples, compostos por uma bebida alcoólica e uma parte maior de uma bebida sem álcool, como o Cuba libre e o Hi-Fi por exemplo. E por sinal foi muito bem representado pelo Jim Bean com um Highball que combinava o punch do seu tradicional Burbon com uma soda de cereja tirada da na pressão.

Não podemos deixar de fora a presença da Azuma Kirin, com a divulgação de sua linha de Saquês premium apresentadas em um truck-bar com releituras de clássicos a base de saquê e drinks autorais embalados por um yakisoba tradicional.

Bar Azuma Kirin.

Portifólio Azuma Kirin.

Também vimos muita inovação na  área de serviços, produtos, equipamentos de coquetelaria e tecnologia, como o app VESPER que promete por um plano mensal de R$ 29,90 um drink por dia todo dia no Rio ou em São Paulo numa vasta seleção de estabelecimentos feita através de uma curadoria caprichada. E para quem aprecia um bom drink e sabe a diferença de um gelo de qualidade, damos destaque a “ICE4PROS” que faz a entrega de gelos com logo nos mais variados formatos e ainda garante a transparência, maior demora no derretimento e pureza da água do seu produto.

Alguns expositores.

Experiência sensorial da Monkey 47.

Stand da Whitley Neill com seus Gins inusitados.

Bar de Gin tônica da Fever-Tree.

Bar retrô da Jack Daniel's.

TUAQ - Maquina para fazer gelo redondo cristalino.

Além de grandes marcas de copos e utensílios como Casa do Bar, Nadir Figueiredo, Copo Express, Hotel Plus e a Sorbos, empresa espanhola que produz canudos comestíveis.

Foram dois dias de pura imersão nesse mundo fascinante da coquetelaria, com aulas de garnishing (decoração de drinks), degustação de MACALAN, marcas de Negroni prontos, disputas por brindes, maquinas de bola de gelo instantâneas e claro a final do World Class Bartender, maior competição de drinks do mundo patrocinada pela DIAGEO.

E toda essa experiência repleta de marcas nacionais e profissionais brasileiros renomados e reconhecidos, serviu para mostrar que que já marcamos nosso lugar na coquetelaria mundial e que apesar das nossas crises e dificuldades conseguimos nos dedicar e colocar paixão no que acreditamos.

E que venha o Bar Content 2020! "

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page