Conhecendo sobre fotografia de eventos


Reprodução: DesignInspiration

Aqui na Unique prezamos por um serviço de qualidade acima de tudo, mas outro ponto essencial é a sensibilidade. Na fotografia não poderia ser diferente. A fotografia de eventos é uma área ampla, e muito promissora. É claro, você deve ter em mente que existem, sim, muitos profissionais trabalhando com isso. No entanto, é possível encontrar sua fatia desse mercado com um pouco de networking e criatividade.

Uma coisa é certa: sempre existirão eventos especiais, que precisam ser registrados por um fotógrafo profissional. E isso engloba desde festas de aniversário infantis até palestras e workshops empresariais.

Como você pode imaginar, escolher e se estabelecer em um nicho nessa área tão ampla da fotografia pode ser um grande desafio. A fotografia de eventos é um nicho da fotografia profissional. O objetivo do fotógrafo aqui é registrar os momentos chave de um evento social, os convidados que estavam presentes, os anfitriões e a interação entre as pessoas.

As fotos de eventos podem ter diversas finalidades para seus clientes. Elas podem ser uma forma de relembrar o dia, de documentar ou até mesmo usadas para divulgação e marketing. Tudo vai depender do tipo de evento e dos objetivos do seu cliente. Como essas são informações que afetam o que você deve registrar, e como, é importante conversar com o cliente sobre isso. Aqui vão algumas dicas sobre pontos cruciais na fotografia de eventos:

A pauta

A primeira delas é sobre a questão da pauta. Você não pode, NUNCA, aceitar um job de evento, qualquer que seja, sem captar todas as informações necessárias. Sempre que combinar um trabalho, marque uma reunião com o seu cliente e converse sobre tudo o que você precisa saber sobre o evento. Nem sempre o que o fotógrafo quer registrar são imagens que o cliente realmente precisa.

Se possível, peça o histórico

Outro ponto de extrema importância: estude para fotografar eventos. Pesquise e peça detalhes completos, informe-se sobre o cronograma e o objetivo das atividades a serem desenvolvidas. Peça exemplos de fotografias que demonstram o que o cliente precisa. Desta maneira você terá mais facilidade para identificar o que é relevante! Conhecer todo o histórico também te ajudará a fazer uma análise para planejar as imagens. Talvez você tenha novas ideias que poderão ser negociadas e apresentadas ao cliente.

Reprodução: Google

Cuidado com os equipamentos!

Os equipamentos fotográficos são suas ferramentas de trabalho e, por isso, merecem total atenção no planejamento e durante o evento. Tudo começa com a seleção dos equipamentos que pretende levar ao evento. Faça uma lista das ferramentas que vai precisar, levando sempre em conta o tipo de evento e o estilo das imagens que serão capturadas.

Leve os seus equipamentos e acessórios o tempo todo com você, pense numa bolsa ou colete de fotógrafo, ou então procure um local fixo e seguro para deixá-los. Deste modo, caso precise de alguma coisa, sempre saberá onde procurar e qual foi o local que as deixou.

Esteja preparado para lidar com pessoas

Mais do que qualquer outra área da fotografia, o fotógrafo de eventos está constantemente conectado às pessoas! É preciso estar preparado para enfrentar qualquer tipo de situação. Antes do evento, descubra o tipo de público presente e lembre-se algumas pessoas detestam serem “perseguidas” por fotógrafos.

Seja simpático, educado e gentil, isso te aproxima do cliente e também dos convidados, que são sua maior preocupação, assim fica mais fácil de captar momentos únicos e especiais. Além disso, tenha sempre em mente que todo e qualquer evento está cheio de possíveis clientes.

Quando o evento exigir certa descrição, como um evento empresarial interno, apenas para registro, desligue seu celular, retire o som de beep da câmera para não atrapalhar discursos, e evite bloquear a visão dos participantes. Saber como se comportar, de acordo com o evento, é chave fundamental para causar boa impressão ao cliente.

Reprodução: DesignInspiration

Fotojornalismo

O fotojornalismo é uma forma de registrar o evento captando os momentos espontaneamente, da forma em que eles realmente estão acontecendo, naturalmente, aqueles momentos únicos. Atualmente, é um estilo de fotografia que têm feito sucesso na área de eventos, isso por ser um estilo que se diferencia dos demais (em grande maioria fotos posadas).

Não existe uma técnica específica para se obter boas fotos espontâneas: cada fotógrafo desenvolve as suas, de acordo com o dia a dia e com a experiência pessoal. Mas ter um bom relacionamento com o cliente e convidados, como dito no último acima, faz toda diferença e facilita essa captação natural.

O olho clínico do fotógrafo também pode definir o resultado do trabalho, a atenção é um item essencial. O fotógrafo precisa estar atento o tempo inteiro, para não perder um choro emocionado, um sorriso, um olhar. Muitas vezes, é preciso antecipar os acontecimentos.

Estude bastante e diferentes estilos

O estudo é importante para qualquer fotógrafo, mas quando falamos em como fotografar eventos é ainda mais essencial. E o motivo para isso é simples: você precisa ter conhecimento de diversas áreas, estilos fotográficos, técnicas e informações gerais.

A fotografia de eventos é uma das mais exigentes no ramo fotográfico e isso se aplica aos seus conhecimentos também. Portanto, não tenha preguiça em estudar e renovar os seus conhecimentos sempre que possível.

Procure cursos, workshops e palestras sobre o tipo de eventos que costuma fotografar para obter novos aprendizados. Aproveite essas oportunidades para se familiarizar com o público que frequenta esses locais, fazer networking e se inteirar das necessidades do mercado.

Fotografar é um dom, e precisa ser valorizado na mesma proporção, tanto para quem está fotografando, quanto para quem está sendo fotografado e presenteado com aquele momento gravado. Entender isso é um dos primeiros passos para obter sucesso como tal. Espero que tenham curtido as dicas amadoras e sinceras, criadas a partir das nossas experiências e aprendizados.

Se quiser conhecer um pouquinho mais sobre fotografia, leia nossa matéria sobre o fotógrafo Guillermo Ribas e o legado da família ribas na fotografia. Disponibilizamos o link aqui embaixo.

https://www.agenciaunique.com/single-post/2019/10/19/O-legado-e-a-trajet%C3%B3ria-de-Guillermo-Ribas

Até a próxima e vem com a Unique!

#eventos #produtoraboutique #producaodeveventosrj #producao #riodejaneiro #agenciaboutique #fotografia #fotografiadeeventos

34 visualizações0 comentário