Reprodução: Acervo Unique
Em todo o mundo, governos e organizações estão incentivando a mobilização e a paralisação para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus. Tentando aliviar a situação, grandes empresas começaram a realizar ações e projetos que pudessem, de alguma forma, ajudar a disseminar informação ou incentivar que as pessoas para que permaneçam em casa. Além de doações e projetos para ajudar a conter a pandemia.
Agora mais que nunca, muitas empresas desempenham ativamente suas responsabilidades diante de seus profissionais e da sociedade. Como protagonistas da economia e do ambiente de negócios, as organizações têm como responsabilidades básicas a boa condução dos negócios e o cuidado com seus funcionários.
Confira, abaixo, o que algumas empresas fizeram até o momento:
Microsoft
A Microsoft havia confirmado, recentemente, que a próxima atualização do Windows 10 deixaria de oferecer suporte para os computadores com as versões mais antigas do sistema operacional. Agora, a empresa decidiu reverter a medida, pelo menos por alguns meses, a fim de não privar ninguém de ter todas as funcionalidades de seu software durante a pandemia do novo coronavírus.
Além de diminuir a resolução dos vídeos da plataforma, a empresa de Mark Zuckerberg também está mobilizando outras áreas de seu website. Para tentar diminuir as famosas “fake news” e a falta de informação na rede social, a companhia está direcionando usuários a sites oficiais de governos. A rede social também conta, desde a semana passada, com uma aba denominada “Centro de Informação Sobre o Coronavírus” em países europeus, para concentrar informações verificadas sobre a progressão da pandemia.
Apple
Criadora do iPhone, a Apple seguiu o mesmo exemplo da desenvolvedora, mas em uma escala maior, a companhia doou cerca de 9 milhões de máscaras para todo o território dos Estados Unidos.
L’oreal
Com o intuito de minimizar os impactos econômicos e manter os negócios do mercado da beleza profissional em funcionamento após o fim do isolamento social, a L’Oréal Produtos Profissionais, em parceria com a Trinks e a Stone, anuncia a plataforma de apoio “Beleza Amiga”, que pretende ajudar diversos salões de beleza afetados pela atual crise.
Por meio do site https://www.belezaamiga.com.br, é possível comprar agora vouchers de R$ 50,00, que serão abatidos do valor final de serviços prestados por salões de beleza cadastrados quando eles reabrirem, podendo ser utilizados até 31 de dezembro de 2020. A ação faz parte do plano de ação solidária da L’Oréal Brasil para apoiar os brasileiros na luta contra a Covid-19.
Nintendo
Procurando formas práticas e eficientes de diminuir o número de infectados, a desenvolvedora de jogos japonesa Nintendo distribuiu 9.500 máscaras para residentes da cidade de North Bend, em Washington, nos EUA, onde é localizada uma de suas sedes. A prefeitura da cidade comentou que as máscaras eram para reserva de emergência empresarial, mas que a doação veio em momento de urgência.
Depois de lançar uma atualização focada no bem estar da comunidade de usuários há algumas semanas, o Instagram agora busca providenciar auxílio aos pequenos e médios negócios em sua plataforma durante a pandemia do coronavírus. A rede social inaugurou nesta quarta (15) duas novas ferramentas que ajudam os empreendedores a promover produtos nos Stories, fomentando negócios em um momento delicado do mercado. As funções no caso são dois stickers que ao serem clicados redirecionam o usuário a sites onde podem ser pedidos gift cards e delivery de comida.
Americanas
Para ajudar os comerciantes de pequeno porte que estão com estabelecimentos fechados por conta da atual pandemia de Covid-19, a B2W Digital, dona da marca Americanas, estendeu seus serviços de entrega “Compre e Receba Hoje” para pequenos empreendedores regionais que quiserem vender em sua plataforma. A ação faz parte da campanha “Apoie o Comércio Local”, e permite que os comerciantes que tiveram suas lojas fechadas sejam habilitados para vender através do site ou app da Americanas, entregando os produtos no mesmo dia para seus clientes e garantindo a continuidade de suas operações.
O Google anunciou a criação de um novo programa de apoio financeiro para a época de pandemia, voltado agora aos jornais regionais que foram afetados economicamente pela crise do coronavírus. Parte dos trabalhos do Google News e nomeado Fundo de Alívio de Emergência do Jornalismo, a iniciativa é voltada a pequenas e médias organizações que buscam informar comunidades ao seu redor sobre o cotidiano.
Além do programa, o Google também confirmou a doação de um valor extra de um milhão de dólares à duas organizações dedicadas a providenciar apoio a jornalistas, o International Center for Journalists e o Dart Center for Journalism and Trauma da faculdade de jornalismo da Universidade de Columbia.
Youtube
O YouTube anunciou nesta terça (14) o lançamento de um novo conjunto de ferramentas que busca ajudar pequenos negócios a criar anúncios baratos e simples para serem exibidos no espaço publicitário antes dos vídeos da plataforma. Intitulado YouTube Video Builder, o recurso teve o desenvolvimento acelerado para atender necessidades de companhias do tipo durante a crise do coronavírus. De acordo com o anúncio, a seção estará disponível a qualquer pessoa com uma conta no Google e permitirá que os vídeos criados sejam salvos e publicados diretamente no canal do YouTube do usuário.
Playstation
A PlayStation, tem lançado iniciativas que motivem os clientes da marca a permanecer em casa durante a pandemia do novo coronavírus. O presidente da PlayStation, Jim Rayan, anunciou que, para fortalecer a Play At Home Initiative, criou um fundo de US$ 10 milhões para desenvolvedores do mercado de jogos indie.
Além do fundo, a PlayStation também está oferecendo jogos gratuitamente, a fim de incentivar os jogadores a permanecer em casa para ajudar a controlar os índices de contágio do COVID-19. Os jogos estarão disponíveis gratuitamente mesmo a quem não tiver uma conta na PlayStation Plus e, ao baixados uma vez, permanecerão gratuitos aos usuários para sempre.
Quem disse, Berenice?
Todos os anos, a quem disse, berenice? usa a data 13/04, Dia do Beijo, para distribuir batons entre suas clientes. Neste ano, porém, a marca aproveitou a data para lançar o projeto “Apoie um Maquiador”, movimento em prol dos maquiadores autônomos que reduziram ou paralisaram suas jornadas devido às indicações de isolamento social pelas instituições nacionais e internacionais de saúde, em razão da pandemia do Covid-19.
A dinâmica do projeto será feita via Instagram, no perfil @ApoieUmMaquiador. O perfil funcionará como um portfólio digital para conectar maquiadores a consumidores, que poderão conferir o trabalho de cada um dos profissionais, e agendar os serviços conforme o que cada um oferece de aulas a serem feitas após a quarentena até conteúdos digitais de automaquiagem.
Osklen
Diante do avanço da pandemia, a Osklen firmou uma parceria com o Instituto Alpargatas para a produção de máscaras de proteção e jalecos, que são confeccionados com reaproveitamentos de tecidos da sua coleção atual. A iniciativa segue o legado de sustentabilidade e a missão de desenvolvimento de projetos sociais e ambientais da marca, tendo como objetivo auxiliar os profissionais de saúde do Rio de Janeiro que estão na linha de frente no combate à doença.
Uber
A Uber anunciou essa semana seus planos para contribuir no combate à pandemia do novo coronavírus. A empresa responsável pelo principal aplicativo de transportes do mercado vai distribuir milhões de máscaras para seus motoristas e entregadores do Uber Eats pelo mundo. Segundo o vice-presidente de seguro e segurança, Gus Fuldner, a Uber entregará em torno de meio milhão de máscaras para motoristas que operem nas regiões mais afetadas pela pandemia.
Heineken e Unilever
O Grupo Heineken no Brasil e a Unilever se uniram às empresas Universal Chemical, BrasALPLA, CCL, Alemolde, PQS, WestRock, CRX Design e Trident, em uma iniciativa para auxiliar as favelas na prevenção contra a Covid-19. Com a produção de um lote especial do limpador Cif Higienizador + Álcool, voltado à higienização e desinfecção de todos os tipos de superfícies, a parceria visa reunir esforços para reduzir a propagação da pandemia no Brasil com um produto desenvolvido para limpar os ambientes, que servirá como um aliado nas medidas preventivas dentro da casa.
Com uma rede de apoio e parcerias voltadas à união nesse momento de pandemia, a ação vai contar com o suporte da CUFA (Central Única de Favelas) como responsável por fazer o produto chegar aos lares de famílias de 210 favelas.
Além dessas, outras centenas de pessoas e empresas estão dando sua contribuição à luta contra a COVID19. Cada um à sua maneira, e do jeitinho que dá, e nós continuaremos fazendo o mesmo, mesmo que disseminando informações (verdadeiras). Juntos somos mais fortes! Então vem com a Unique e continue nos acompanhando nas redes sociais. Lembrando, se puder, fique em casa! Tudo passa.