top of page

Eventos internos: a importância deles para sua empresa



Precisando retomar o brilho nos olhos dos funcionários da sua empresa?


A realização de eventos internos pode ser uma boa saída. Seja um coffee break, uma palestra ou workshop, depende de qual for o objetivo do cliente, esses eventos ajudam a integrar o time. Neles, a empresa pode mostrar quais os próximos passos e projetos, mantendo os funcionários bem informados sobre sua missão e valores.


Todas as oportunidades de integração entre os times são válidas. É importante que os colaboradores tenham momentos de interação que vão além do trabalho do dia a dia. Eles ajudam a renovar as energias e proporcionam um espaço de diálogo mais interativo.


Muitas vezes os planos de marketing são vistos como ações puramente externas, para a captação de clientes e amadurecimento de personas. Porém, uma empresa que faz um trabalho de endomarketing e usa o plano de marketing para realizar ações internas acaba saindo na frente, pois mantém mais um canal de diálogo entre os colaboradores e, consequentemente, ajuda na maior resolução de problemas.


O raciocínio é simples: incentive seu time capacitando-o. Dê oportunidades para que cada profissional cresça individualmente. As palestras com especialistas (de gestão, mercado, marketing, tecnologia, vendas e outros temas que tenham a ver com o ecossistema da empresa) ajudam nessa missão.


Tão importante quanto os eventos para prospecção de clientes, são os eventos para engajar e motivar a sua equipe, promovendo um diálogo maior e melhor entre os times.


Embora eventos exclusivos, como encontros de liderança, ajudem a definir a cultura e a definir o tom do programa de eventos em geral, os eventos maiores que envolvem os funcionários geralmente são mais definidos culturalmente. Afinal, os funcionários estão onde a cultura brilha diariamente; eles são os 'embaixadores' da empresa.


As reuniões em toda a empresa são uma ótima maneira de promover a cultura da empresa e incluir outros eventos, como eventos de formação de equipes, para estimular a interação e o engajamento entre os funcionários.


Esses tipos de eventos maiores também permitem que a liderança colete feedback por meio de pesquisas ou outras ferramentas para ver como os funcionários veem a cultura e quais melhorias podem ser necessárias.



Um exemplo é falar sobre os eventos de incentivo:


Usar eventos como método de recompensar e motivar os funcionários é outra forma poderosa de definir a cultura da empresa. Esses tipos de eventos podem incluir cerimônias de premiação, reconhecimento de funcionários ou viagens e programas de incentivo.


Os funcionários que se sentem valorizados têm maior probabilidade de se sentirem contentes em seu trabalho, e funcionários motivados que estão felizes em dar tudo de si criam uma cultura empresarial positiva e enérgica.


Se o orçamento do evento permitir, viagens de incentivo em particular são uma recompensa atraente (viagem) para participantes de alto desempenho, que também permitem aos funcionários um certo grau de desenvolvimento pessoal por meio da exposição a diferentes experiências e situações culturais.



4 melhores práticas para eventos de incentivo



Defina suas metas


Embora a ideia de uma viagem de incentivo seja proporcionar uma experiência divertida para os vencedores, ela ainda se qualifica como um evento de negócios e, portanto, deve ser planejada com determinados objetivos da empresa em mente.

Isso pode estar relacionado ao aumento de vendas, treinamento adicional para funcionários exemplares ou a conclusão de visão e outros projetos paralelos. Qualquer que seja o objetivo, deve ser específico e mensurável.



Comunique claramente o programa e as expectativas aos funcionários


Você não pode esperar que os funcionários sejam motivados por uma recompensa que eles não conhecem. Se você decidiu organizar um programa de incentivos dentro de sua empresa ou em um departamento específico, certifique-se de informar claramente aos funcionários os detalhes, bem como as expectativas.

Eles devem estar cientes de quaisquer prazos, indicadores de desempenho e reconhecimento associado ou recompensas gerais que você está oferecendo (você pode dizer que haverá uma viagem, mas não divulgar o destino, por exemplo).



Adapte o programa aos participantes


A tendência de personalizar eventos não é relegada a eventos B2B. Depois de determinar quem são os qualificados, faça um esforço para tornar o programa o mais relevante possível para eles. Isso também significa prestar atenção às suas necessidades específicas e escolher locais e atividades que as acomodem.

Acessibilidade e inclusão significam prestar atenção ao lugar e experiência de cada participante no mundo, evitando coisas que os alienam. Isso aumenta a sensação de exclusividade da viagem e o valor da recompensa que você está dando aos funcionários de melhor desempenho.



Vincule o programa à missão/valores da empresa


O objetivo geral dos programas de incentivo é motivar os funcionários e promover uma cultura empresarial positiva onde eles se sintam valorizados.

Portanto, você deve sempre tentar relacionar o programa à missão da sua empresa de alguma forma, para que as pessoas que você convidar se lembrem de que estão participando de um evento da empresa e se sintam mais inspiradas a voltar ao trabalho depois que ele terminar.

Isso pode envolver atividades de construção de equipes, trabalho voluntário em uma organização de caridade ou qualquer outra coisa que você sinta que reflete e enfatiza os valores de sua empresa.



Tipos de eventos internos que sua empresa pode realizar:


  • Palestras

  • Happy Hour

  • Workshop e treinamentos

  • Pequenas confraternizações em geral

  • Reunião de alinhamento das equipes e festa de final de ano

  • Eventos de incentivo

  • Viagens de incentivo


Os eventos internos são uma forma fundamental de as empresas definirem e reforçarem sua cultura, cujos benefícios vão além dos três aqui discutidos. Quando bem feitos, os eventos internos são uma forma eficaz de a liderança moldar a cultura da empresa, motivar seus funcionários, receber feedback e aumentar a retenção.


É importante que eles recebam o tempo e a atenção que merecem para garantir que sejam organizados de forma estratégica e eficaz para alcançar esses resultados.


Gostou deste conteúdo? Leia muito mais sobre marketing e eventos no Blog da Unique!


Vamos produzir?


186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page