top of page

O Poder dos Influenciadores Digitais para Eventos


O marketing de boca a boca ainda existe? Funciona? Você utiliza de suas práticas? Esse termo é uma tradução de buzz marketing, estratégia nascida nos Estados Unidos como alternativa às mídias de massa. E se você quer saber, ele funciona muito bem nos dias atuais, principalmente se tiver influenciadores digitais para eventos levantando os primeiros burburinhos.

As empresas adotam várias estratégias para chegar ao consumidor final: geomarketing, SMS Marketing, Marketing Multinível, Marketing de Guerrilha. Mas nenhuma dessas táticas tem-se mostrado tão eficiente como o Marketing de Recomendação, o famoso boca a boca. Afinal, nada mais convincente do que receber indicações de pessoas que comentam, de forma natural, suas experiências pessoais com determinados produtos e serviços. Eis, então, o desafio das marcas: falar de si e de uma forma sutil, quase orgânica. E é aí que entram em cena os influenciadores digitais, para entregar às marcas exposição, conversão direta em vendas e resultados em real time.

Podemos dizer que a grande diferença entre uma celebridade e um influenciador é a forma com que sugerem e criam sua relevância. Uma celebridade, por exemplo é reconhecida pela sua atuação, habilidade esportiva ou música. Já o influenciador é reconhecido justamente pelo que ele tem a dizer ou a mostrar, ele cria seu público de acordo com o que defende e representa. Quando um influenciador fala de um produto seus seguidores já sabe quais são os valores e as opiniões em uma série de aspectos, isso gera uma maior credibilidade.

O nosso boca a boca nada mais é do que o buzz, que é uma prática inerente do ser humano, de indicar, comentar e propagar algo de interessante ou não. E o buzz marketing utiliza uma série de ferramentas e estratégias para intensificar e aproveitar essa prática que temos de comentar o que gostamos e de aprovar algo que foi indicado por alguém que confiamos.

O papel dos influenciadores digitais no marketing está cada vez mais evidente. Eles já são a segunda maior fonte de influência em uma tomada de decisão na compra, perdendo apenas para indicações de amigos e parentes, que alcançaram 57%.



QUEM SÃO ELES?

Os influenciadores digitais (“influencers”, “criadores de conteúdo” ou “creators”) estão nas redes sociais gerando conteúdo o tempo todo, não importa o tipo de segmento: viagens, empreendedorismo, moda, beleza, finanças pessoais, humor, esportes, fotografia. Em geral, eles são considerados macro ou micro influenciadores de acordo com o número de seguidores. Mas essa proporção pode mudar de acordo com o segmento. E não estamos falando apenas de celebridades. Muito pelo contrário. Os influencers não se relacionam com o público da mesma forma que atores, apresentadores ou cantores famosos. A diferença entre este último grupo e os criadores de conteúdo está na proximidade e na credibilidade que eles têm perante o público.

Os creators nativos digitais possuem mais do que sabedoria: eles têm legitimidade para falar do assunto, mas não como ‘especialistas profissionais’ e sim como ‘gente como a gente’. De parecido com as celebridades, os criadores de conteúdo para a internet têm o poder de despertar, nas pessoas, curiosidade sobre suas vidas. Eles acabam se tornando verdadeiros objetos de desejo. Quando gamers gravam sua experiência com um jogo de PC ou console, por exemplo, despertam nos seguidores a vontade de jogar como eles. Portanto, dois fatores são preponderantes para que esses profissionais exerçam influência: proximidade (as pessoas gostam de seguir outras que mostram ter os mesmos problemas, sonhos e desafios que elas) e desejo (ao mesmo tempo em que os influenciadores são “gente como a gente”, suas rotinas são cobiçadas).


Tipos de conteúdo que um influenciador digital fornece


Os tipos de conteúdos dos influenciadores digitais podem variar muito. Afinal, assunto é o que não falta para falarmos por aí. Alguns são:


  • Jogos e eletrônicos;

  • Saúde e fitness;

  • Culinária e gastronomia;

  • Moda e beleza;

  • Esportes e variedades;

  • Entretenimento e humor;

  • Conhecimentos gerais.


Por que ter um influenciador digital no seu evento?


Como organizador de eventos você já deve saber que o marketing e a divulgação é um dos principais obstáculos que pode encontrar, não é mesmo? Quanto mais potenciais participantes você alcançar, maiores as chances de vender todos os ingressos e lotar o seu evento. E isso ficou ainda mais fácil com os influenciadores digitais, afinal, você consegue um alcance muito maior de público a partir de suas postagens. Como?

Bem, quando você contrata um influenciador para o seu evento, você sabe que eles já têm um público que o segue e que pode colaborar com a publicidade do seu evento. Se, claro, tiver haver com a sua persona.


Como escolher o influenciador digital ideal para o seu evento


A escolha de um influenciador digital para o seu evento, varia muito de acordo com seus objetivos e as características do evento em si. Não é simplesmente escolher um e fechar negócio. Você precisa entender alguns pontos básicos e importantes para que possa seguir e obter resultados satisfatórios com sua escolha.


Conheça a sua persona


Você precisa conhecer o público do seu evento. Isso é fundamental para o sucesso! Busque entender suas necessidades, dores, vontades, gostos e principais características. Isso reflete não apenas para saber que programação e atividades oferecer no seu evento, como também no tipo de influenciador que vai escolher para representar o seu evento.


Faça uma pesquisa de mercado


Pesquisar o mercado é algo que você já deve entender muito bem, não é mesmo? Afinal, ele também faz parte do planejamento, mas é uma pesquisa muito mais detalhada das principais tendências do mercado de eventos e o que os seus concorrentes também estão fazendo. Isso é importante porque pode gerar insights diferenciais para o seu evento e também, entender que tipo de influenciador estão em alta.


Entenda o perfil do influenciador digital


Você já conhece o seu público, já planejou o seu evento, já pesquisou concorrentes e as principais tendências do mercado. Agora você consegue entender que tipo de influenciador faz sentido para o seu evento e qual o melhor estilo que agradará seu público.

A qualidade do conteúdo que ele produz também é importante! E o tipo de público que ele atinge (faixa etária, poder aquisitivo etc.), a fim de que a marca, o serviço ou o produto se torne conhecido e desejado pelas pessoas certas. É fundamental lembrar também que o influenciador ideal para o seu e-commerce não é, necessariamente, um rosto conhecido pelo grande público, a exemplo de um artista da televisão ou um formador de opinião tradicional, como um jornalista renomado em determinada área.


Faça parcerias duradouras


As parcerias com influenciadores digitais não exigem, necessariamente, investimento financeiro, e os termos podem ser negociáveis. Em indústrias como as de livros, moda e beleza, por exemplo, é comum o envio de produtos para reviews e análises. No entanto, hoje em dia é preciso ir mais fundo. A relação entre a marca e o influenciador não deve ser meramente comercial e, menos ainda, pontual.

É muito importante que o influencer tenha uma identificação real com a marca, seus valores e abordagem. Em outras palavras: um influenciador precisa ser um embaixador da marca, alguém que tenha um relacionamento real com a organização. Só assim seu discurso terá a franqueza necessária para impactar outras pessoas do jeito certo.

Para que isso aconteça, monte um plano de ações junto ao influenciador desejado. Esse plano pode incluir parcerias de diversos níveis: desde pagamento recorrente à benefícios como apoios, do criação de conteúdos, convites para eventos e campanhas de diferentes formatos. O importante é que o influenciador tenha benefícios que vão além do pagamento com a parceria.


Fato é: nenhum e-commerce que se preze pode subestimar a importância dos influenciadores digitais. Até um prêmio, criado pela revista Negócios da Comunicação, já existe para prestar reconhecimento a esse personagem fundamental do marketing contemporâneo. Ao que tudo leva a crer, veio para ficar.


Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e fique em casa com a Unique!


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page