top of page

Podcasting como um novo fluxo de receita para eventos

A indústria de eventos foi duramente atingida. Os eventos precisam considerar novos modelos de negócios e fluxos de receita para se manterem diversificados e estáveis. Além dos eventos virtuais, que são uma solução para o problema, o você precisa é de novas fontes de receita e novas oportunidades!

Uma ótima solução? Explorando o potencial do podcasting como um novo fluxo de receita para eventos! Você pode criar um podcast que inclua seu público, palestrantes e patrocinadores como uma nova maneira de vender slots de patrocínio e permanecer relevante.

Nunca produziu um podcast antes? Não se preocupe. Descrevemos cada etapa da criação de um podcast ao longo do caminho para que você possa usar o podcasting como um novo fluxo de receita para eventos e oferecer ainda mais valor ao seu público.


Por que os planejadores devem considerar o podcasting como um fluxo de receita para eventos?

  • É um novo fluxo de receita.

  • Podcasting pode ser um novo local para valorizar seus clientes

  • Você já tem um público interno do seu evento

  • É um modelo comprovado

  • O podcasting é um golpe duplo, porque combina conteúdo e rede.

  • Mantém sua comunidade de participantes e clientes envolvidos o ano todo.

  • É fácil de fazer.


Como iniciar um podcast de eventos?


- Planejamento

  • Idealize um nome. Mantenha-o claro e simples. Você deseja que as pessoas possam pesquisar e encontrar com facilidade. Talvez seja suficiente usar o mesmo nome da sua série de eventos ou algo relacionado ao seu setor.

  • Crie um conceito para o show. Existe um "tema" ou "foco" do programa que você deseja assistir? Isso deve se alinhar à sua conferência.

  • Mantenha simples. Não pense demais nisso. O conceito com o qual você começa não precisa ser um compromisso permanente - você sempre pode evoluir ao longo do tempo, dependendo das respostas do seu público ou das mudanças que o seu setor adota.

  • As conversas são o tipo mais fácil de podcasts. Entreviste seu público, palestrantes ou patrocinadores. Isso não apenas gera conteúdo interessante, mas também aumenta suas redes e relacionamentos.

  • Defina sua intenção de agendamento. Você fará uma "temporada" de 10 a 12 episódios? Ou isso se tornará uma coisa semanal que você corre para sempre? Não há resposta certa ou errada aqui, apenas métodos diferentes para fazer isso. Escolha uma programação que funcione melhor para o seu evento e corra com ela!

  • Encontre algumas músicas de apoio. Use um site como o Pond5.com para encontrar uma faixa de apoio para seu show e público. Não dedique muito tempo a isso, é fácil cair em uma armadilha, pois existem inúmeras opções. Basta encontrar algo que não seja muito perturbador e que se adapte ao seu gosto. Novamente, você sempre pode mudar isso à medida que a produção evolui.

  • Pratique a gravação de áudio . Faça um teste com um membro da equipe antes de ir ao vivo com um entrevistado.

Podcasts, como eventos, mudam e evoluem com o tempo. O ponto é começar, experimentar, ver o que funciona e avançar a partir daí.



- Agendando Convidados


Essa parte geralmente preocupa novos podcasters, mas é mais fácil do que você pensa! Pelo menos 50% das pessoas que você pergunta provavelmente dirão 'sim' para estar no seu podcast. Novamente, o podcasting é uma ótima rede! Seus convidados podem construir seus relacionamentos, aumentar seu público e estabelecer-se com mais firmeza em seu nicho, sendo convidados do seu programa. Então como você faz isso? Usamos um script como o seguinte para entrar em contato com nossos convidados, fique à vontade para copiar e atualizar conforme necessário para o seu podcast:


Convite inicial:

Assunto: Posso entrevistá-lo?

Oi ______,

(Personalize sua introdução com algo que você viu sobre eles ou a plataforma deles online).

Recentemente, lancei um podcast chamado ______, onde estou entrevistando CEOs e líderes do (setor).

Você estaria interessado em ser um convidado no programa? Basta responder e posso enviar mais detalhes sobre as próximas etapas.



- Como se preparar para uma entrevista


As melhores entrevistas são baseadas na curiosidade. Se você estiver aprendendo coisas interessantes durante a entrevista, seu público também. Pesquise o indivíduo online por 15 a 30 minutos antes de cada chamada para atualizar seu conhecimento de seus antecedentes e experiência. Crie uma lista de perguntas ou tópicos sobre os quais deseja fazer perguntas a esse indivíduo ou idéias específicas que você vê no conteúdo online que valem a pena discutir no que se refere ao tema do seu podcast.



- Como realizar a entrevista


Não se esqueça de bater recorde! Então apenas converse. Vá aonde sua curiosidade o levar e apenas aprenda o que pode dessa pessoa. As perguntas que você tem provavelmente seguirão o mesmo curso que as perguntas que seu público terá. Como dissemos anteriormente, as conversas são os melhores podcasts. Se você ou seus convidados tiverem scripts demais, seu público poderá ouvir isso no áudio e não parecerá natural ou agradável de ouvir. Grave introduções e outros após a entrevista ser gravada para manter as coisas simples e organizadas.



- Uma abordagem alternativa aos convidados


Não tem tempo para lidar com entrevistas? Isso está ok. Simplesmente adapte novamente seu evento ao vivo ou gravações de áudio de eventos virtuais de apresentações em episódios de podcast. Isso ajuda a alavancar o conteúdo que você já tem e a colocá-lo em outros meios que ajudam a agregar mais valor ao seu público. Isso requer pouco ou nenhum trabalho além da gravação de introduções, outros e segmentos de patrocinadores. A redefinição do áudio da apresentação pode até ser uma boa maneira de aumentar também os episódios da entrevista.



- Edição de áudio


É aqui que as coisas ficam complicadas. Agora você precisa editar todos os arquivos de áudio em um show polido. Embora possa haver uma curva de aprendizado, existem opções de edição de áudio para cada orçamento. Como alternativa, você pode obter uma ferramenta de edição de áudio de baixo custo como o Adobe Audition e assistir a um curso sobre o Linkedin Learning sobre como usá-lo. Você também pode contratar editores de áudio a preços decentes ou contrate um parceiro de produção de podcast para lidar com esse trabalho de produção para você.



- Mostrar notas


A próxima parte do processo é criar notas de programa para cada episódio. Você deve escrever uma descrição básica do programa, juntamente com links para qualquer coisa mencionada no episódio para cada gravação individual. Não exagere nas anotações do programa. Não há necessidade de uma transcrição nova ou completa no começo. Criar artigos completos a partir de podcasts pode ser uma ótima abordagem, mas mantenha-o simples no início e evolua para isso mais adiante.



- Publicação


Depois que o áudio é editado e as notas do programa concluídas, o próximo passo é a publicação. Você vai precisar de uma ferramenta como âncora para hospedar seu podcast. Pense nisso como uma empresa de hospedagem de sites, você precisa armazenar seu site em algum lugar para que o mundo possa vê-lo. É isso que essas ferramentas fazem. Depois de configurar seu programa em uma dessas ferramentas, você precisará enviá-lo para os vários diretórios de podcast, como Apple iTunes, Spotify e outros. A maioria dessas ferramentas torna esse processo muito simples, embora demore alguns dias para ser aprovado.



- Promoção


O passo final é a promoção. Anuncie o lançamento do programa nas mídias sociais e nas suas listas de email de participantes e clientes. Não se esqueça de notificar os convidados! Reaproveite cada episódio em várias postagens sociais. Não basta postar cada episódio você precisa patrociná-lo para que alcance um grande número e dê mais valor aos seus patrocinadores. Você pode fazer isso transformando citações impressionantes em imagens de marca ou fazendo pequenos audiogramas com uma ferramenta.



- O podcasting é uma nova oportunidade de receita, não um novo custo


A principal coisa a se tirar disso é que o podcasting é uma nova maneira de o seu evento gerar receita de patrocínio, mesmo que você não possa realizar um evento ao vivo. É um ótimo complemento para eventos virtuais, porque é uma maneira diferente de publicar conteúdo e disponibilizá-lo o ano todo. Existem muitas etapas no podcasting, mas espero que este guia tenha mostrado muitos caminhos e maneiras de fazer isso.

A principal coisa a tirar é que esta é uma oportunidade de receita para você . Agora é mais necessário do que nunca diversificar e existem mais pontos de venda, canais, programas e ferramentas à sua disposição para que isso aconteça. Portanto, use o podcasting como um fluxo de receita para eventos sem medo, mergulhe e comece! E já sabe, se puder fique em casa com a Unique!






15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page