top of page

Set-up para produção de eventos online!



A gente sabe que em momentos de crise precisamos nos reinventar no mercado para enfrentar os desafios. Porém, tecnologia continua ao nosso favor e agora é a hora de você encontrar soluções, buscar conhecimento e investir a sua energia na tarefa de mudar o mundo através dos eventos.

Nunca se produziu ou se consumiu tantos eventos online como agora. No entanto, fazer uma produção online requer alguns cuidados. Além de pensar no conteúdo que será abordado, também é preciso dar uma atenção especial aos equipamentos utilizados para a transmissão do evento.


Falando sobre as ferramentas para produtores de eventos online, separamos alguns pontos que vão te ajudar nessa saga. Você vai precisar de:


- Um computador para facilitar a gestão do evento e da transmissão online;

- Uma câmera ou celular de qualidade;

- Microfones ou substitutos para captar o áudio do seu vídeo;

- Equipamentos de iluminação;

- Cenário, ambientação;

- Uma boa conexão de internet para fazer a transmissão;

- Ferramenta de streaming de qualidade!


Bons equipamentos para a filmagem, uma boa conexão de internet e o cenário certo podem fazer a diferença na hora de entregar uma experiência online ao seu público. Então aqui vão algumas dicas que utilizamos na Unique. Confira:


Câmera ou celular: Uma imagem de qualidade faz a diferença


Quando falamos em equipamentos de vídeo para transmissões online, a primeira coisa que pensamos é o custo, já que os mesmos possuem um alto custo. Porém, não é necessariamente assim: é possível produzir um conteúdo de qualidade e ter bons resultados de imagem sem gastar muito dinheiro. Se você tem ou pode investir em equipamentos de vídeo para fazer a transmissão como uma câmera profissional ou um smartphone de qualidade, esses tendem a ser a melhor opção. Você também pode optar pela webcam do seu notebook, além de substituir bem, alguns modelos também já vêm equipados com microfone.



Microfones: Áudio é tão importante quanto a imagem


Outro ponto importante na hora da transmissão é a qualidade do áudio. Uma boa captação de som é fundamental para que o conteúdo do evento online seja bem transmitido e absorvido pelos participantes do evento. Para evitar áudio com ruídos e falhas de captação, evite microfone do próprio notebook ou computador. Além de deixar a voz abafada, ele costuma captar todos os sons que estão à sua volta. Por isso, se você não puder comprar equipamentos de som, você pode usar o microfone do próprio fone de ouvido para ter um áudio mais limpo. E se quiser e puder investir em ferramentas para melhorar o áudio da sua transmissão, uma boa opção são os microfones de lapela. Você já deve ter visto esse tipo de equipamento na TV ou até mesmo em algum vídeo do YouTube. É aquele microfone que fica na roupa do apresentador ou convidado. Eles conseguem captar de maneira direcional e eficiente o som da sua voz. Um áudio de qualidade sem gastar muito.



Luz: Iluminação do cenário


A iluminação faz total diferença na hora da transmissão de um evento online. Afinal, não adianta investir em uma câmera de qualidade se na hora do evento o ambiente estiver escuro e mal iluminado. A escolha do cenário também é muito importante: é preciso se atentar ao que está aparecendo na câmera, criando um ambiente agradável e profissional. Tudo que é possível visualizar no vídeo deve ser levado em conta para melhorar a experiência dos participantes. Não possui um equipamento de iluminação? Ok. Você pode adaptar com o que estiver à sua disposição, por exemplo: a luz natural. Escolha locais bem iluminados, de preferência à luz do dia. Se posicionando de frente para a luz, é possível ter um resultado que elimine a necessidade de luzes especiais. Se você estiver procurando opções de equipamento de luz, nossas dicas são: “ring light, soft box e rebatedor de luz.”



Conexão: Uma boa internet evita problemas


Uma boa conexão de internet possibilita que a sua transmissão tenha o mínimo de interferências ou falhas, evitando que a imagem ou o áudio travem na hora, principalmente se o seu evento tiver uma grande quantidade de participantes. Para evitar essas falhas, você precisa de uma conexão banda larga com ou sem fio (3G ou 4G / LTE). Verifique sua conexão antes do evento fazendo um teste para ver se a internet e os equipamentos estão funcionando. Não deixe isso para última hora, assim, se tiver algum problema você pode solucionar.



Transmissão: A plataforma de streaming ideal para o seu evento


Além dos equipamentos e ferramentas, a escolha da plataforma de streaming é um dos passos fundamentais para a sua produção. Ela será a responsável por transmitir todo o seu evento, ou seja, será essencial na percepção que o participante terá sobre o seu evento, além de ter grande peso na avaliação pós-evento. Fique atento a alguns detalhes como o visual e a funcionalidade da ferramenta que deve ser intuitiva e agradável de navegar. Além disso, precisa oferecer tudo que é necessário para colocar o seu evento no ar sem prejudicar as atividades e a possibilidade de personalizá-lo sem dificuldade. Alguns exemplos de ferramenta gratuita são: “Facebook Live, Youtube Live, Instagram, Twitch e Stage Tean”. Lembre-se, além de agradar o participante a plataforma deve atender às suas necessidades de organizador!


Esperamos que tenha curtido as dicas, e se puder, fique em casa com a Unique!



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page