top of page

Cerveja amanteigada do Harry Potter


Existe muita controvérsia sobre a cerveja amanteigada das histórias e filmes do bruxo Harry Potter.

A bebida já existia? Qual a receita verdadeira? E a mais polêmica de todas, ela é alcoólica?

Hoje nós vamos poder tirar algumas dessas dúvidas, mas não todas.

De acordo com a autora J.K Rowling, sua criação é uma bebida à base de caramelo e não alcoólica, tendo esse nome apenas pela aparência parecida. Alguns dizem, que apesar de diferente, a "Butter beer" já era consumida pelos Tudors, na antiga Inglaterra.

Em resposta à imprensa que a questionava por incentivar o consumo de álcool para o público infanto-juvenil, a autora J.k Rowling afirma que a bebida não é alcoólica.

Criada ou nao pela autora, a bebida ficou muito famosa através de seus livros e logo inúmeras receitas de fãs e bartenders foram surgindo.

Para evitar mais confusão vamos ensinar duas receitas, uma do mundo Harry Potter e outra do tempo medieval inglês. E claro, ambas alcoólicas.

Harry Potter Butter Beer:

- 470 ml de sorvete de baunilha (temperatura ambiente). - 4 colheres (sopa) de manteiga (temperatura ambiente). - 200g de açúcar mascavo. - 2 colheres (chá) de canela em pó. - ½ colher (chá) de nóz moscada em pó. - ¼ colher (chá) de cravo em pó. - 600ml de cidra de maçã.

Preparo:

Misture a manteiga, o açúcar e os temperos em uma tigela grande. Adicione o sorvete misture e deixe congelar. Aqueça a cidra em uma panela por 3 minutos (use fogo baixo para evitar que ferva). Encha cada copo com uma colherada generosa do resto dos ingredientes. Derrame sobre ela a cidra aquecida.

Tudor Butter Beer:

- 4 colheres (sopa) de manteiga (temperatura ambiente).

- 2 gemas de ovo.

- 120g de açúcar mascavo.

- ½ colher (chá) de nóz moscada em pó.

- 1L de cerveja escura (pode ser clara).

Preparo:

Aqueça a cerveja em uma panela até que comece a ferver e tire do fogo. Misture os ovos, o açúcar e a nóz moscada. Leve novamente ao fogo por 1 ou dois minutos e quando esfriar, adicione a manteiga.

Não se esqueça, as duas receitas das cervejas devem ser consumidas em temperatura ambiente.

Aproveite.

210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page