Luta em defesa dos "Ugly vegetables"!


No mundo todo toneladas de legumes "perfeitos" são desperdiçados por dia apenas por sua aparência.

Produtores jogam fora por dia toneladas de legumes e verduras próprios para o consumo por que os varejistas não aceitam alimentos com "defeito". Os donos de mercados e outros comércios de hortifruti alegam que o consumidor não compra frutas e legumes feios, com duas pernas ou tortos. "os produtos sobram em nossas prateleiras, e ai o prejuízo é nosso".

Os chamados no mundo todo de "ugly vege", são produtos perfeitos para o consumo, possuem as mesmas características nutricionais e sabor que os outros. Lembrando que não estamos falando de produtos estragados, amassados ou danificados, apenas que não possuem o padrão de beleza imposto pela sociedade. Eu sei parece até piada, mas é verdade, hoje em dia escolhemos os nosso produtos pela aparência e não pelos motivos certos. O que é melhor, uma cenoura lisa e comprida cheia de agrotóxico (pois é dessa maneira que ficam sempre perfeitas) ou uma cenoura de 3 pernas saudável e orgânica?

Hoje em dia de 40% à 50% porcento dos legumes produzidos no mundo todo são descartados por possuírem algum defeito. De acordo com o Ministério da Agricultura, só no Brasil são desperdiçados em média, 30% dos frutos e 35% de todas as hortaliças em um ano. E de todos legumes considerados "normais" de 15% à 20% são danificados ou estragam no caminho até o consumidor, fora o que estraga nas prateleiras ou até mesmo em nossa geladeiras.

Por isso a luta da Unique é em defesa dos "ugly vege". Estamos aqui para tirar esse preconceito de nossas cabeças e lutar pelos direitos dos legumes feios e proporcionar um melhor destino para eles.

#legumes #frutas #verduras #ugyl #uglyvegetables #vege #uglyvege #unique

17 visualizações0 comentário