top of page

Macrotendências comportamentais para 2019 - WGSN


O portal de tendências WGSN (World Global Style Network) divulgou um relatório com as 5 principais macrotendências que irão permear o mercado consumidor pelos próximos 5 anos, e influenciar uma enorme variedade de segmentos e indústrias.

A primeira delas é o "manifesto criativo" e a busca pelo "real", como uma resposta ao impacto que as "fake news" têm causado no mundo. As pessoas buscarão valorizar cada vez mais a sua individualidade e fazer a sua voz ser ouvida. Esse movimento vai favorecer a criatividade e causar mudanças positivas dentro e fora das empresas.

Outra aposta é a ascensão das chamadas comunidades "glocais", que são as comunidades virtuais, onde as pessoas se unem em prol de valores e interesses em comum, independente da localização geográfica dos seus membros. Ou seja, as pessoas têm interesse em se encontrar tanto localmente, na vida real, quanto globalmente através das mídias sociais.

O desejo por "contato" continuará latente, os consumidores continuarão a serem impulsionados por experiências, e não somente produtos. Esse movimento existe em função da valorização do "ser" em detrimento do "ter". As pessoas vão voltar a querer entrar em contato com o que as toca emocionalmente e fisicamente.

E por último, temos a tendência da valorização do trabalho artesanal, permeada por movimentos de redução do impacto humano e tecnológico sobre o consumo, e encarada como um antídoto para o mundo digital.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page