Dica de etiqueta para eventos online!


Regras de etiqueta para um evento online? É isso mesmo! Com a ascensão desse formato de eventos, ainda mais durante a pandemia do novo Coronavírus, é necessário adotar algumas normas para manter a ordem e a organização do seu curso, palestra, apresentação musical ou workshop online, por exemplo. Afinal, ninguém quer passar por uma situação delicada.

Além disso, dicas sobre como melhorar o nosso projeto são sempre bem-vindas. Produzir um evento não é uma tarefa fácil, e engloba uma grande movimentação, cenário, equipamentos, ângulo. E aqui vão algumas dicas sobre cenário e produção, aproveite para se inspirar.


1) Produza um ambiente neutro


A principal atração do seu evento será você ou outra(s) pessoa(s). Por isso, é extremamente necessário que todas as atenções se concentrem especialmente no interlocutor, o que dificulta se o ambiente da transmissão for barulhento, escuro e/ou inapropriado (como muito chamativo ou bagunçado).

Logo, é essencial que o responsável pelo evento, seja ele uma apresentação musical, uma palestra ou um workshop online, por exemplo, esteja localizado em um local bem iluminado, com fundo neutro e sem ruídos ou barulhos externos.


2) Confira a qualidade dos equipamentos


Além de se posicionar em um ambiente neutro, outra regra de etiqueta para o seu evento online é conferir a qualidade da imagem e do som. É imprescindível que a lente da sua câmera esteja limpa e, se for possível, utilizar um microfone (pode ser um de lapela ou o do fone de ouvido) durante a transmissão.

Se não for possível, é necessário impostar a voz para melhorar a qualidade e o volume. Independentemente da situação, lembre-se de falar de forma clara, com cuidado para não ser nem tão rápido, nem tão devagar. Em casos de reuniões, workshops e demais eventos que precisem do engajamento de muitas pessoas ao mesmo tempo, uma dica é deixar o seu som mudo enquanto você não estiver falando. Essa simples atitude impede os seus colegas de ouvirem barulhos indesejados.


3) Opte por um look apropriado


Mesmo sendo um evento digital, como um workshop online, você estará se exibindo para outras pessoas. Por isso, vista-se de forma como você estivesse na rua! Evite pijamas e roupas inapropriadas. Também tenha cuidado com as vestimentas da parte de baixo. Elas podem não estar visíveis para o restante, mas é importante que estejam igualmente adequadas, em caso de você acidentalmente se levantar e esquecer a câmera ligada.


4) Tome cuidado com as distrações


Estar em um evento online é bastante parecido com estar em um evento presencial. Por isso, a atenção deve ser a mesma! Evite distrações, como: barulhos externos, checar o celular ou visitar outros sites, ainda mais se você estiver falando no momento. De qualquer forma, essas atitudes são desrespeitosas com o restante do grupo e você pode estar perdendo trocas valiosas de informação.


5) Verifique a conexão de internet


É difícil dizer que você terá 100% do controle da sua conexão durante o evento online, mas é aconselhável se preparar para evitar problemas durante a transmissão. Momentos antes do evento, procure se localizar em um ambiente de boa estabilidade e faça testes de conexão. Se for necessário, tenha um plano B (como rotear a internet do seu celular) para evitar maiores complicações que possam interromper o seu curso, palestra, apresentação ou workshop online.


6) Prepare o roteiro


Se você for ministrar o seu evento online, é interessante preparar um roteiro para saber o que e quando falar. Uma dica é separar os assuntos em tópicos para ajudar a guiar a sua fala. Facilita se os tópicos estiverem correlacionados, para você não mudar de assunto de forma abrupta, ao menos que seja necessário.

Outra dica é preparar uma ementa com tudo o que será abordado no seu evento online e divulgá-la para os participantes antes do seu início. Se for um workshop, por exemplo, você pode divulgar os temas que serão abordados no encontro. Se for uma apresentação musical, é interessante mostrar as músicas que serão performadas.

Agora, se for uma reunião de trabalho, é interessante pedir para uma ou mais pessoas preparar(em) uma ata com todos os assuntos abordados. É uma forma de resumir o que foi tratado no encontro e de se preparar para futuras reuniões.


Com algumas regras simples, é possível transformar o seu evento online em um sucesso maior ainda! Isso garante a organização, as boas maneiras e a reputação dos organizadores e dos convidados. O toque final para tornar o seu evento em bem sucedido é adotar uma plataforma de eventos que ofereça, entre outras vantagens, a criação e adaptação do seu evento por completo, se esse for o caso, seria um prazer para nós da Unique, ajudarmos. Não é demais? Se puder, já sabe, fique em casa com a Unique!


26 visualizações0 comentário