top of page

Mantenha sua rotina de autocuidado mesmo sem sair de casa



Em períodos de isolamento social, pequenos gestos como hidratar a pele ou dar uma atenção aos cabelos podem fazer bem tanto para o corpo como para o seu astral - ainda que ninguém veja. O home office tem sido uma realidade para muitas pessoas durante o período de isolamento.

Mas trabalhar em casa não te isenta de continuar a rotina de autocuidado, que pode ser desde relaxar e ler um livro, fazer as unhas ou mesmo usar seu hidratante favorito antes de dormir. Autocuidado não depende só de “produtos”, pode também ser tomar um café da manhã mais reforçado, se permitir dormir mais uma hora, acordar mais cedo no sábado para fazer exercício. Pode ser cuidar da mente ou do corpo. Não tem regra, vai do tempo e vontade de cada um.

Sobre as necessidades, sabe aqueles penduricalhos que a gente ama? Não, acessórios não são proibidos, mas evite usar muitas joias e bijuterias, pelo menos durante o período de home office. Sobre a rotina, é importante se atentar pois ela pode refletir em nosso rendimento.

Autocuidado também depende da sua disciplina e escolhas diárias. Prioridades e organização são necessários, impactam positivamente na sua produtividade e autoestima. O compromisso maior que você tem é com vocês mesmos!


Além disso, também é importante manter o equilíbrio entre corpo e mente. Cuidar da saúde mental é tão necessário quanto cuidar do corpo, mas boa parte das pessoas ainda não dá a devida atenção a isso. A boa condição física nos mantém dispostos para agir, mas é a mente que coordena os pensamentos e sentimentos e, por consequência, influencia o comportamento, proatividade. Para encontrar o equilíbrio entre as emoções e as atitudes, é bom cuidar da sua saúde mental, e isso pode ser feito por meio de simples ações cotidianas.

Aqui vai algumas dicas de cuidados simples e fáceis para você testar, além de claro, pequenos hábitos para adotar e cuidar de si também por dentro nesses dias. Aproveitem:



Pele


Mesmo quem costuma ter uma rotina de skincare todos os dias, muitas vezes se esquece de alguns cuidados que devem ser feitos com menos frequência. A esfoliação, por exemplo, é um deles. É simples e pode ser feita com diversas coisas que já temos em casa, como a mistura entre açúcar e um pouco de água, ou até mesmo uma borra de café ou café em pó com iogurte natural, creme ou leite. Depois da esfoliação, que pode ser feita uma mais ou menos uma vez por semana, aproveite para aplicar uma máscara facial, que intensifica o cuidado com a pele. Na hora de retirar a máscara, aproveite para massagear a pele com movimentos de dentro para fora e de baixo para cima, o que também pode ajudar no alívio da tensão.

Apesar de várias opções de produtos no mercado, você também pode optar por criar seus próprios rituais caseiros, porém, tome muito cuidado com os ingredientes utilizados porque eles podem causar alergia e irritação, especialmente nas peles mais sensíveis. Procure um dermatologista em qualquer dúvida, como puder.



Rosto hidratado


Outra opção é a hidratação facial com abacate. Basta amassar a fruta até virar uma pastinha e aplicá-la no rosto, tomando os devidos cuidados com a higiene, como lavar bem as mãos antes do processo. Vale, também, misturar com algum óleo vegetal de sua preferência. Deixe agir por 20min e retire com água morna a fria.



Cabelo


Opte por uma hidratação caseira, simples, fácil de reproduzir. Experimente a óleo de coco, que nutre os fios. Só aplicar o óleo puro em todo o comprimento do cabelo seco e deixar agir durante algumas horas, enquanto faz outras coisas, ou até durante a noite. Depois, é só lavar bem para garantir que todo o óleo saia. A misturinha de abacate com azeite ou óleo de coco também é uma ótima opção para nutrir o cabelo de forma natural. Misture 2 fatias da fruta com 1 colher de sopa do óleo e aplique de dois dedos da raiz até as pontas e deixe agir por uma hora.



Mente


Preservar a saúde mental não se trata somente de ter ou não problemas psicológicos. São as emoções que ditam a qualidade das nossas atitudes e determinam o modo como nos relacionamos com as outras pessoas. Portanto, toda a nossa vida carrega efeitos do bom ou do mau funcionamento da mente. Quem conhece a importância da saúde mental e prioriza o cuidado com as emoções consegue viver com muito mais leveza.

Claro que ninguém tem problemas porque quer! Desordens psicológicas, muitas vezes, são decorrentes de um conjunto de fatores, como disfunções orgânicas e influência do ambiente externo. No entanto, é possível desenvolver formas de viver com mais tranquilidade e alcançar equilíbrio emocional.

Existem algumas formas de manter a mente tranquila, como autoconhecimento, qualidade de vida, é importante ter resiliência para enfrentar o momento atual, manter um bom relacionamento interpessoal, entender e aceitar as mudanças, controlar os impulsos, manter a empatia, a paz e o equilíbrio em dia.


Ficar sem usar maquiagem diariamente pode trazer alguns benefícios para a pele. Além de cremes, podemos incluir também os óleos essenciais dissolvidos em óleos vegetais para aproveitar suas propriedades. A meditação também é importante por ser um momento real de relaxamento e de fazer uma “higiene mental”. O período de reclusão nos dá tempo para nos dedicarmos a nós mesmos. Uma das maneiras de fazermos esse autocuidado é organizarmos uma rotina de zelo com o maior. Ficar em casa também poder ser um ato de autopreservação.


Espero que tenham curtido, continuem nos acompanhando por aqui, as novidades não param! Então fique em casa com a Unique!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page