top of page

Quer saber qual o melhor formato pro seu evento online?




Os eventos online, também conhecidos como eventos digitais, transmissões ao vivo e eventos virtuais, estão ganhando cada vez mais espaço no segmento. Principalmente, por serem uma alternativa excelente para os organizadores que, em cenários de instabilidade, desejam manter seus eventos, apenas alterando-os da modalidade física para a virtual.

Afinal, todo mundo sabe que imprevistos acontecem. Mas alguém aqui, por acaso, estava prevendo uma pandemia global?


Sim. Nessas horas, é preciso ter a versatilidade como sua aliada, saber administrar bem a mudança e a orientar palestrantes e participantes nesse processo. Sabemos que muitos ainda não estão familiarizados com o tema e que mexer com tecnologia assusta parte dos organizadores, mas estamos aqui para ajudá-los com isso.


Você já pensou em fazer um evento online? Graças à tecnologia e às ferramentas de streamming disponíveis, eventos de todos os segmentos e tamanho podem acontecer de forma online. Por isso, esse tipo de evento pode ser uma boa alternativa para muitos produtores e existem diversos tipos de eventos online que podem ser planejados.

O formato online é uma oportunidade de expandir o alcance da sua marca ou evento e se conectar com pessoas de diversos lugares, que não teriam tempo ou disponibilidade de ir até um evento presencial. Muitos produtores escolhem fazer um evento online por serem mais fáceis de gerenciar, mas a transmissão online também tem outras vantagens:

  • Reduzir custos: se você não tem um grande orçamento para realizar seu evento, optando por um evento online você pode economizar. Afinal, você não precisará gastar com aluguel de espaços, viagens e fornecedores;

  • Já que não existe um limite geográfico, você pode alcançar mais pessoas;

  • Existe também a possibilidade de aumentar o número de participantes do evento, já que um número muito maior de pessoas podem se conectar em uma sala virtual;

  • Você pode usar ferramentas de bate-papo para manter interação e o engajamento ao longo do evento online.

Pensando em todas essas vantagens, separamos 5 tipos de eventos online que você pode produzir. Confira:


1. Cursos e workshops online


Você tem algo legal ou uma habilidade para ensinar para alguém? Então, organizar um curso ou workshop online pode ser uma boa opção para você. A facilidade do online faz com que você possa oferecer uma variedade de cursos, além de entregar o conteúdo de forma criativa e poder interagir com os participantes, mesmo que não seja de forma presencial.

Hoje em dia, é possível encontrar cursos online de diversos temas e de várias áreas, tudo de maneira rápida e prática. Esse tipo de evento oferece mais flexibilidade e comodidade aos participantes, já que eles podem assistir às aulas onde e como quiserem. Esse formato também oferece vantagens para o organizador, afinal, ele não depende de uma grande infraestrutura física para acontecer. E uma maneira interessante para fidelizar seu público é criar um espaço onde ele pode acessar conteúdos extras por um período ou até baixar os vídeos do evento que assistiu ou perdeu. Isso com a compra de um “convite especial” ou apenas um “Month Pass” para eventos gratuitos."

No entanto, planejar um curso online é um pouco diferente de organizar um curso ou workshop presencial. Você deve montar o seu curso tendo em mente que o aluno não estará perto de você e lembrando que, por ele está fazendo o curso pela internet, é mais fácil ele perder o foco e se distrair. Por isso, pense em maneiras e formatos criativos para transmitir seu conteúdo. Separe também um tempo para que o aluno possa tirar suas dúvidas.

Uma forma de transmitir seu conteúdo de maneira diferente é criar benefícios e entregas para quem estiver assistindo. Como PDFs com resumo, infográficos animados disponibilizados durante a apresentação e QR code com descontos para seu livro ou produtos.


2. Meetups


Os meetups são encontros realizados com o objetivo de estimular o networking e a troca de conhecimento entre os profissionais de uma determinada área. A ideia desse evento é que as pessoas participem presencialmente, mas se a distância for um empecilho, isso não impede que você possa realizá-lo de outra maneira.

Sim, fazer um meetup online é uma possibilidade! Você pode usar ferramentas de streaming para reunir os participantes. Assim. as pessoas podem continuar se encontrando, desenvolvendo ideias e fortalecendo as comunidades de trabalho, mesmo que à distância.

Organizar um meetup online é uma forma de estimular as pessoas a se manterem ativas e criativas, além de ser uma boa oportunidade de atrair novos participantes de diversos locais do país, gerando networking e criando uma comunidade.Uma forma dar um BOOST no seu networking e chamar a atenção das pessoas é ter um material interativo, como uma apresentação, um link para sua página ou um QR Code para um vídeo com o seu PITCH, pois ai você irá se destacar.


3. Seminários online


O objetivo de um seminário é agregar conhecimento. Assim como os cursos e workshops, esse é um evento de caráter educacional. Ele consiste na exposição e no debate de ideias sobre um determinado tema. Se você está pensando em realizar um seminário, mas não tem muitos recursos, a transmissão online pode ser uma alternativa.

Existem algumas diferenças entre realizar um seminários online e um presencial. Algumas coisas continuam iguais – você ainda precisará pensar em palestrantes, temas e elaborar formas de atrair o público. Porém, o “local” do evento será diferente. Você precisará encontrar uma ferramenta que comporte o seu evento online, onde seja possível que o palestrante faça a sua apresentação e que ainda ofereça um espaço para perguntas e discussões. Assim como em um seminário presencial, você precisará de um moderador para poder organizar o debate.


4. Webinars


O webinar é um evento que foi criado para ser realizado de forma totalmente online: são conferências, palestras ou reuniões realizadas pela internet. Geralmente os webinars são feitos em tempo real para os espectadores, através de transmissões de vídeo e áudio em plataformas online.

Esse é um evento para quem busca um formato dinâmico: nos webinars, participantes podem interagir diretamente com o participante ou enviar perguntas através de um chat, contribuindo de forma construtiva para o debate.

Uma das grandes vantagens do webinar é ser um conteúdo versátil e interativo, já que pode ser exibido em vários lugares diferentes simultâneamente. Outro ponto positivo é que ele é uma ótima maneira de alcançar pessoas que normalmente não teriam contato com a sua marca ou empresa.


5. Palestras e conferências online


Palestrantes também podem usar as ferramentas online para realizar seus eventos. Com o avanço da tecnologia, realizar esse tipo de evento ficou mais fácil, pois você pode oferecer uma palestra do conforto da sua casa. Além de ser um ótima estratégia para conseguir atingir um número maior das pessoas, de qualquer lugar.

Você também pode realizar a conferência de forma online. Nesse caso, não muda muita coisa na organização, você terá que pensar nos palestrantes, na programação e no conteúdo das apresentações. A diferença é que nesse formato, você oferece a possibilidade das pessoas participarem remotamente.

Realizar uma palestra ou conferência online também tem facilidades para os participantes do evento. Eles poderão assistir o conteúdo onde estiverem e no dispositivo de sua escolha: computador, tablet ou celular.


6. Shows Live


Shows podem ser um ótimo formato para quem quer atingir um público maior, graças à internet e a entrega em tempo real. Bandas pequenas por exemplo, com a divulgação e a era intensa das redes sociais, conseguem um engajamento e uma interação maior com os ouvintes do que fariam em eventos físicos. O contato direto com o público pode ser diferente mas o share off market é maior. Além disso, você pode improvisar e deixar o cenário e a sua live a sua cara. Do jeitinho que idealizou.

Com a famosa interatividade em alta, você pode até vender produtos e divulgar/buscar conseguir patrocinadores com mais facilidade e proximidade para e com o projeto. Vários artistas estão se mobilizando através de suas redes sociais para levar entretenimento e mobilizar doações para as milhares de pessoas que estão passando por esse período de quarentena, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Agora, gostou das opções, quer montar ou adaptar seu evento para o online e não sabe como fazer? A Unique faz para você! Nosso foco sempre foi entregar o projeto de acordo com a necessidade do cliente, e agora não seria diferente. Estamos buscando e nos atualizando todos os dias para dar vida ao seu projeto no meio virtual. Que tal fazer um evento online com a gente? E já sabe, se puder, fique em casa com a Unique!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page