top of page

Como funciona o sistema de classificação do guia Michelin


Todos sabem que um restaurante ter uma estrela Michelin é sinônimo de qualidade em qualquer cidade do mundo. Mas você sabe quais são os critérios e fatores que levam um estabelecimento a conquistar as tão sonhadas 1 estrela, 2 estrelas ou 3 estrelas Michelin?

Se o restaurante tem 1 estrela isso significa que o mesmo e um ótimo estabelecimento na sua categoria, podendo ou oferecer consistentemente uma cozinha de alta qualidade há muitos anos, ou ser uma nova aposta que demonstra potencial para subir de status no futuro. Esses estabelecimentos geralmente tem uma pegada de uma cozinha gastronômica ou mais regional e tradicional.

Alguns exemplos: Jean Georges, no hotel Palácio Tangará, em São Paulo e Céleste, no hotel, Lanesborough, em Londres.

Para um chef alcançar o status de ter a classificação de 2 estrelas para o seu restaurante, ele deve ser capaz de aliar uma técnica impecável com a criatividade na sua cozinha, oferecendo um menu único e que se destaque dos demais. Esses restaurantes normalmente requerem reservas com antecedência de 1 mês e são considerados como uma experiência excelente que vale a pena o deslocamento para ser desfrutada. É uma cozinha que se destaca pela qualidade da comida e pela técnica do chef.

Alguns exemplos: ORO, no Rio de Janeiro e Il Pagliaccio, em Roma.

Restaurantes 3 estrelas apresentam uma cozinha excepcional, que merece uma viagem planejada especialmente com o objetivo de desfrutar toda essa atmosfera, mesmo que isso signifique ter que conhecer outro pais. Nestes estabelecimentos a comida é elevada ao status de arte, e através dos menus degustação harmonizados perfeitamente com a ajuda de um sommemlier residente, o cliente tem uma vivencia gastronômica inesquecível. Normalmente requerem uma antecedência de 6 semanas- 3 meses para conseguir reservar uma mesa.

Alguns exemplos: Epicure, no Hotel Le Bistrol em Paris e Eleven Madison Park, em Nova York.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page